Menu

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Os sinais da decadência Espiritual

Os Sinais da Decadência Espiritual

Pr. Isaías Oliveira Soares
Introdução: Antes de iniciarmos o estudo sobre este assunto é preciso entender que decadência é uma palavra muito utilizada nos dias hodiernos, para se referir a muitos movimentos políticos, filosóficos e grandes movimentos religiosos, milenarmente conhecidos, que estão em decadência. Como é uma palavra que tem um sentido muito vasto, aproveitamos para chamar a atenção de todos os cristãos visto que muitos estão em decadência espiritual. E, alguns, lamentavelmente nem o perceberam, por isso, há uma necessidade de escrever sobre o assunto. A) o que é: O dicionário Houaiss define “decadência” da seguinte maneira: “estado do que está começando a se degradar e se encaminha rapidamente para o fim, para a ruína”. B) Os sinais: Quero compartilhar aqui alguns sinais da decadência espiritual que está afetando a vida de muitas pessoas e até muitas igrejas.

1. Falta de energia Espiritual

• A falta de energia moral e espiritual é um perigo para a vida espiritual.
• Ouço muita gente dizer: “Não sou uma pessoa má ou destrutiva. Não faço mal a ninguém, entrego os meus dízimos, mas, não tenho força para viver uma vida cristã dinâmica. Não tenho energia nem motivação:” E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.” (Apc 3.1).

2. Rejeição a Mudanças

• Outro sinal de decadência espiritual é visto quando nos recusamos a mudar.
• Quando entramos no processo de decadência, não queremos ser perturbados por qualquer coisa além daquilo que já conhecemos. “Atentai noutra parábola. Havia um homem, dono de casa, que plantou uma vinha. Cercou-a de uma sebe, construiu nela um lagar, edificou-lhe uma torre e arrendou-a a uns lavradores. Depois, se ausentou do país.
Ao tempo da colheita, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe tocavam”. ( Mt 21. 33-39).
E os lavradores, agarrando os servos, espancaram a um, mataram a outro e a outro apedrejaram.
Enviou ainda outros servos em maior número; e trataram-nos da mesma sorte.
E, por último, enviou-lhes o seu próprio filho, dizendo: A meu filho respeitarão.
Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; ora, vamos, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança.
E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram”.

3. Falta de Alegria
• A primeira coisa que acontece na vida dos conquistados pelo Evangelho, é uma vida de alegria. Mas quando ele peca, é a primeira coisa que ele perde, é a alegria. “Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.” (Sl 51. 12).
• A falta de alegria na vida cristã é um sinal de que alguma coisa precisa mudar. “Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força”. ( Nee 8.10).
• Quando falta a alegria no crente falta tudo, pois ele ficará sem energia espiritual, sem estímulo pra vencer, sem vontade para se congregar, ele vem pra igreja como que por obrigação.
• A alternativa é escolher o culto que ele deve ir, o pregador que quer ouvir, o tipo de mensagem que ele gosta de ouvir, ai ele se torna um saudosista: Ah! Como me lembro da mensagem tal, da época tal, do pastor x, que tempo bom!...
• “[cântico dos degraus, de Davi] Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR”. ( Sl 122.1).

4. Aceitação do Pecado como Coisa Normal

• Quando o crente chega nesta fase de sua vida, é época do “não faz mal”, “isso é normal”, “isso não é nada”.
• O pecado passa a ter cor. Pecado preto, cor de rosa. E um abismo chama outro. “Gera outra situação: O Pecado de estimação.” “Moabe esteve descansado desde a sua mocidade, e repousou nas suas fezes, e não foi mudado de vasilha para vasilha, nem foi para o cativeiro; por isso conservou o seu sabor, e o seu cheiro não se alterou.” (Jr 48.11).
• Quando o servo de Deus começa a pensar assim, é sinal que o sistema imunológico de sua vida cristã, foi destruído!
• Ele vai aos poucos entregando o direito a Satanás em interferir nas suas relações com Deus.
• Os limites da moral, do temor a Deus, são atirados pela janela...
• Mas ainda assim há esperança: “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”. ( Ef 5.14).

• 5. Enfado com a Vida de Oração

• Assim como a respiração é sinal de que o indivíduo ainda está vivo, a oração é esse sinal de que o crente ainda está vivo. Quando o crente começa a se enfadar com a vida de oração, a coisa não anda bem com ele. Pois a oração é a respiração da alma.
• Ele começa a detestar as reuniões de oração, passa a detestar a quem for de oração, também...
• Quando o crente está bem com o Senhor, ele tem prazer de orar, mesmo quando as circunstâncias não sejam favoráveis.
• O crente em decadência espiritual detesta as reuniões de oração, jejuns, vigílias! ”A alma farta pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo amargo é doce”. ( Pv 27.7).


6. Pés na igreja e olhos no mundo

• Um dos sinais mais característicos de uma vida que está em decadência, são os pés na igreja, mas os olhos no mundo.
• Alguém pode pensar: cumpro meu dever; freqüento a igreja, oro etc. Mas seu coração não bate mais forte pela igreja ou pelas coisas do Senhor.
• As paixões de seu coração estão em outro lugar.
• São crentes girafa... Pés na no pasto verdejante, mas a cabeça está lá longe do corpo e do coração...
• “E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim”. (Marcos 7:6 )
“O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos.”
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus”. ( I Pd 3.3-4).
7. Mistura com o Mundo

• Vejam a diferença. Enquanto uns estão com os pés na Igreja e a cabeça no mundo, este aqui está todo no mundo. Eles não tem amigos na Igreja. São amigos pra tudo. Festas, curtições, e até bebedeira. Domingo estão no culto,quando não tem uma balada pra ir, dão glória, levanta o braço para aplaudir ou confirmar alguma coisa que o dirigente do culto falou, ma os outros dias estão lá, na mazelas da vida sem Deus...
• Um dos maiores perigos que enfrenta o cristão é a inconsciência de sua decadência espiritual.
O profeta Oséias dizia de Efraim (Israel): "Estrangeiros lhe comeram a força, e ele não o sabe; também as cãs se espalharam sobre ele, e não o sabe" (7:9).
• Há algo que Efraim não sabia. Efraim presumia muitas coisas, mas não conhecia sua real condição. Ele pensava que tinha forças, mas estranhos o tinham devorado; pensava que era jovem, mas já lhe tinham saído cabelos brancos.
8. Retenção de Dízimos e Ofertas
• A primeira decisão tomada contra a Igreja, por parte do crente que está em declínio é negar o dízimo e as ofertas...
• Enquanto este pastor estiver ai, não entrego dízimos...
• Interessante: Já pastoreei dezoito Igrejas, ao longo de quarenta anos de ministério, e nunca vi chegar um crente e dizer:” Aqui está pastor, meu dízimo que retive durante tantos anos, pois eu não ia com a cara do pastor que saiu...”.
• Quando o crente se recusa a entregar os dízimos e as ofertas alegando quaisquer coisas, esse crente está em decadência espiritual. Pois não é coisa de pastor bom ou ruim, pastor cheio da graça ou não, profundo conhecedor da Bíblia, ou não, pregador canela de fogo, ou não. O Dízimo é do Senhor, e deve ser entregue na casa do Senhor, independente do crente gostar ou não do pastor.
• Entregar o dízimo é uma prova de que o crente reconhece Deus como seu Senhor. O Servo não tem o direito de determinar como vai fazer com aquilo que é do seu Senhor. ”Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?
Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?”. ( Rm 9.20-21).


Fonte:
Bíblia on Line varias Versões
Dicionário de Língua Portuguesa

3 comentários:

  1. Muito forte esse estudo!
    Deus continue te abençoando meu Pastor.
    "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;" (II Timóteo 3 : 16)

    ResponderExcluir
  2. Meu pastor,Meu pai...

    Ao ler este estudo, me veio a mente como um filme os muitos cultos doutrinários que tive o privilégio de estar presente e ouvir Deus falar...
    Deus é fiel e continua nos alertando para uma vida espiritual e produtiva...
    Que Deus continue te usando poderosamente, muitos precisam ouvir, entender, respeitar, praticar e despertar pra realmente viver uma vida cristã sadia...

    Te amo muitoo...

    De sua filha Ada Rebeca, fruto da obra missonária...

    ResponderExcluir
  3. Que DEUS possa te abencoar cada dia mais e continuar te usando como instrumento dele nas nossas vidas...
    Tenho pelo Senhor um amor de pai e jamais esquecerei tudo que tens feito por mim e pela minha familia..
    Que DEUS te ilumine
    Um grande abraco......
    Wrania

    ResponderExcluir