Menu

terça-feira, 7 de setembro de 2010

( IN ) DEPENDÊNCIA

(In) dependência
Pr. Isaías Oliveira Soares
A palavra independência é definida como a dissociação de um ser em relação a outro, do qual dependia ou era por ele dominado; É o estado de quem ou do que tem liberdade ou autonomia. Para se obter a liberdade, os indivíduos fazem guerras, matam e até morrem quão quanto que as intenções sonhadas para a liberdade sejam realizadas. Às vezes a liberdade sonhada nem vale a pena. Pois às vezes os pretendentes da liberdade, não estão preparados para viver a liberdade tão sonhada. Foi o caso dos nossos escravos a partir da histórica LEI ÁUREA. Libertou-os dos senhores e do jugo que os prendiam àqueles. Mas saíram aquele bando de ex-escravos perambulando pelo mundo sem ter o que fazer como fazer, onde fazer e com que fazer. A liberdade foi boa? Foi sim! A forma como foi promulgada é que é questionada. Ate aonde vai à definição real do termo independência. Aurélio diz que: Independência é a Ausência de dependência; liberdade. Condição de uma pessoa, de uma coletividade, que não se submete a outra autoridade e se governa por suas próprias leis. Vale então se questionar. Faz sentido a liberdade por que se luta, e se batalha? Que importância a tem para os pretendentes? E para aqueles que estão escravizados ou sofrem as suas conseqüências? Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil. Lógico Caráter de um sistema axiomático em que cada axioma não é suscetível de ser deduzido dos outros. (É uma noção de mitológica.) Fig. Fortuna pecuniária; bens que tornam independente um indivíduo: tirei a sorte grande, consegui minha independência. Às vezes somos escravos até da liberdade. Avaniel Marinho, Cronista e Poeta escreveu:
Escravos da Liberdade
Que conceito de liberdade permeia nosso entendimento, à luz de Aurélio e a Guisa de nós mesmos, em face da conjuntura que nossa história nos prescrevera? É possível que uma reflexão mais acurada do pretérito que escrevemos, após os eventos do Ipiranga, da Lei Áurea, e da expulsão dos holandeses e judeus de Pernambuco, nossa visão sobre este tema mude um pouco! Liberdade, talvez, seja uma das coisas mais relativas da vida. Que Estado livre nos outorgou Dom Pedro, diante de todos os descaminhos governamentais por que passamos das Capitanias Hereditárias à ditadura militar e, mais recentemente, à democracia vilipendiada pelos estrondosos escândalos de corrupção, que ferem o erário brasileiro e os preceitos básicos de ética e civismo da nação? Que liberdade nos prescreveu a Princesa Isabel, se nossos semáforos, hoje, são moradia e ponto de mendicância de verdadeiros escravos sociais – na maioria dos casos – de pele pigmentada? Que liberdade nós conquistamos ao expulsar daqui Maurício de Nassau e, com ele, alguns princípios de cidadania que o tempo é pródigo em mostrar que não fomos capazes de desenvolver, enquanto “livres”? O que dizer do INSS e da CPMF sem saúde, do IPVA sem estradas, do IR sem escolas e das dezenas de siglas dentro deste mesmo diapasão? Como se não bastasse, a modernidade e a violência, travestidas de liberdade, nos apregoam uma escravidão sem antecedentes em nosso país! Esta convulsão social que construímos nos castrou a liberdade de caminhar pelas ruas das cidades, nos tirara o direito de entrar num estabelecimento comercial sem o pavor dos assaltos, de dirigir nossos veículos sem o pânico do seqüestro e do roubo iracundo! Pior, ainda, essa escalada de violência está formando no bojo social mais limpo uma nova mentalidade conceitual. Não raro, ouvimos a seguinte colocação de vítimas coagidas pelo crime xucro e desumano: “Graças a Deus que só levaram o carro e os pertences materiais!” – Onde vamos parar? Ou melhor, aonde não vamos, porque a melhor política, hoje, é não sair de casa (estamos presos em nossas próprias residências)! Finalmente, a tecnologia e suas grandes conquistas – pautadas na busca da independência humana – nos escravizam ao agredir a liberdade individual, em gradação constante! Somos escravos modernos de longas horas-extras de trabalho, às vezes, madrugadas-a-dentro, para atendermos à demanda de e-mails e afazeres outros desta nova época! E o que dizer do telefone móvel, que nos cerceia o direito mais genuíno de, em algum momento mais nosso, não termos o direito de não estar! Assim, parece cada dia mais viva a célebre frase do brigadeiro Eduardo Gomes, que em 1946 perdera a disputa pela Presidência da República para outro militar, o General Eurico Gaspar Dutra: “O preço da liberdade é a eterna vigilância”. Sinceramente, precisamos rever nossos conceitos de liberdade, ou de escravidão.
Finalmente, conclamo a todos os nossos internautas para que neste dia de comemorações da INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, reflitamos até onde vai o conceito de Independência e Liberdade. E onde já conseguimos esta liberdade e onde falta consegui-la. Veja alguns pensamentos sobre Independência e Liberdade:
• “Nenhum homem que não controla a própria vida pode ser considerado livre.” (Pitágoras - Filósofo grego)
• “Por mais forte, duro e independente que possas ser sempre haverá um momento em que precisarás de ajuda.”
Pitágoras - Filósofo grego

• “A independência de pensamento é a mais orgulhosa das aristocracias.”
(Anatole France)
• "Não te enganes achando que o dinheiro pode comprar sua independência, isto você encontrará apenas, quando chegar à sabedoria suficiente para concretizar a paz de seu espírito.”
• "A liberdade é o direito de fazer aquilo que não é prejudicial."
(Autor desconhecido)
• "Ser totalmente livre é impossível porque ninguém consegue viver sem limites!" (Eduardo Lemos)
• "Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre." (Santo Agostinho)
• "Liberdade é o direito de fazer tudo aquilo que as leis permitem."
(Barão de Montesquie
• “O homem nasceu livre, e em todos os lugares ele está acorrentado.”
(Jean-Jacques Rousseau)
• A verdadeira liberdade consiste somente em fazer o que devemos, sem sermos constrangidos a fazer o que não devemos. (Jonathan Edwards)

Fonte:
Dicionário on line de Aurélio
Avaniel Marinho, Cronista e Poeta
http://www.avanielmarinho.com.br/cronicasnew/

Nenhum comentário:

Postar um comentário