Menu

domingo, 3 de outubro de 2010

Pr. Isaías Oliveira Soares: Um Homem escolhido por Deus

Pr. Isaías Oliveira Soares: Um homem escolhido por Deus.
A propósito das comemorações dos 63º aniversário do pastor Isaías Oliveira Soares, festejado pela Assembléia de Deus de Conceição da Feira, no dia 05 de setembro de 2010, resolvi publicar este depoimento a cerca da vida e ministério, do pastor Isaías.
Já dizia Gilberto Keith Chesterton que “ Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. “Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes.”. Estas palavras condizem em número e em grau com a vida do pastor Isaías que hoje completa 63 anos. Ele foi, durante toda a sua vida, este homem pequeno, porque a sua humildade é uma das maiores coisas que caracteriza essa vida; mas grande por causa das coisas que empreendeu, seu caráter, sua sinceridade, seu viver voltado para as pessoas, para a obra de Deus. Dedicação à família, a Obra de Deus.Ele não é pequeno, pois sua vida foi sempre devotada em fazer daqueles que lhe rodeiam, pessoas grandes.A final, Isaías é isso ai! “Então, como dissera o pensador Honoré de Belzac:” "Deus é o autor do mundo em que os homens não passam de simples atores." Deus, na verdade é o autor do mundo. Isaias é um grande ator. Ele representou bem os papéis para os quais ele foi designado, e com muita fluência e dedicação. Quero através destas linhas manifestar o meu mas profundo pleito de gratidão a este homem que é acima de qualquer suspeita, um verdadeiro ser humano, um pai extraordinário, um esposo maravilhoso, homem de caráter, um homem de pés fincado no chão e que sabe o que quer, e sabe onde pisa, sabe até onde pode ir em todas as circunstâncias da vida. Que o digam seus filhos( número de nove), sua amabilíssima esposa, que o acompanha desde vinte de dezembro de 1969, quando se casou com ele.Suas noras e genros.As igrejas 18 igrejas as quais pastoreou. As dezenas de Colégios onde lecionou ao longo de sua caminhada. Conheço o pastor Isaías há 60 anos e por isso vou fazer esta sinopse dessa vida que abençoou centenas e milhares de outras por onde quer que ele tenha andado.
a) Biografia: Nascido no dia 05 setembro de 1947, uma sexta feira, às 21h21min minutos, na casa nº 31 do largo do Cruzeiro (Praça Senhor do Bonfim), Feira de Santana, Bahia. Sua avó paterna, a segunda da família a se entrega a Jesus, acompanhou o parto feito pela dona Tina, assim chamada na intimidade. Contou-me a irmã Odília, sua mãe que naquele momento do seu nascimento UM CLARÃO ILUMINOU O QUARTO ONDE ESTAVA SENDO EXECUTADO O PARTO. A irmã Torquata, sua avó, tomou-o nos seus braços e como era uma ardorosa serva de Deus, disse: “ESSE AQUI SERÁ UM PREGADOR DO EVANGÉLHO”. Estava profetizada a vida e trajetória espiritual e ministerial daquele que seria uma bênção para os seus contemporâneos.
• Sua Infância: Sadio, brincalhão, muito sociável, sincero, dedicado até nas brincadeiras com os coleguinhas. Nunca agia com estupidez nem com falsidade. Sempre leal a todos. Nos momentos em que o grupo parecia se estremecer começo de uma briga, Isaías sempre se mostrava hábil no separar, no apaziguar. Ele e seus coleguinhas gostavam de se divertir com uma brincadeira chamada TERROR. Ela consistia na formação de dois grupos de igual número. Marcava-se quadrados, um para cada. Sorteava que grupo deveria começar. Um grupo tentava prender os membros do outro grupo. O grupo que conseguisse a façanha era o melhor. O grupo do qual participava Isaías era sempre imbatível. Todos os membros eram apreendidos, mas Isaías, não. Lembro-me que um dia o grupo tentava prender Isaías, pois todos os outros membros já estavam detidos. Isaías sumiu. Ele deu a volta por todo o quarteirão do bairro, onde nenhum menino teria a coragem de ir, por ser escuro e deserto. Isaías andou por ai e escondido, quando todo o grupo adversário menos esperava, ele entrou no quartel e libertou todos os colegas prisioneiros. Ele foi muito aplaudido até pelos coleguinhas adversários. Era assim, Isaías se destacava até nas brincadeiras infantis de sua época. Traquino, como toda criança sadia. Mas um momento que marcou sua vida segundo ele, foi uma discussão que teve com seus irmãos mais velhos, Wilson. Depois de discutir bastante, a polêmica foi levada ao irmão Erundina que depois de ouvir os dois, Wilson vendo que sairia perdendo, resolveu dedurar o Isaias. O irmão Erundino ao tomar conhecimento das travessuras de Isaías, começou a chorar e disse: “Meu filho, foi assim que lhe ensinei? Quanto que desejei que um de meus filhos se dedicasse ao ministério. E por mais que eu deseje, não consigo ver isto”. O Isaías me disse que essas palavras ficaram na sua cabeça como que produzindo um efeito extraordinário na sua vida.
• Sua adolescência foi traumática. Apanhou muito devido ao seu jeito de ser, brincalhão, gostava de jogar bola, correr, e isto lhe custou muitas surras. O irmão Erundino, um homem cristão, porém, muito colérico. Zeloso pelas coisas do Evangelho, não admitia nenhuma queixa contra seus filhos a qual ele interpretava como escândalo para o Evangelho. Por isso apanhou muitas vezes. Aos 17 anos, Isaías teve a experiência da salvação. Aprendeu que Deus não tem neto, e sim filho. Aceitou a Jesus como salvador, na congregação da Rua Nova num domingo à noite. Ai começou a sua trajetória espiritual.
• Sua juventude. Foram Batizados com Espírito Santo 11 meses depois que tivera a experiência de salvação. No dia 05 de julho de 1965, às 10 horas manhã foi batizado nas águas, elo saudoso pastor LUIS SANTANA SANTOS. Participava do Coral Novo Canaã, EBD, cantava com um irmão Pedro, com quem formava o dueto MELODIA DE SIÃO. Integrado devidamente aos trabalhos do Senhor. Participava das evangelizações, das consagrações e jejuns, de todas as atividades empreendidas pela congregação da Rua Nova, logo depois para o templo construído no Cruzeiro. Foi líder da mocidade de AD em Feira de Santana. Ainda novo, já era cooperador e saia para atender a escala de cultos no CARRO QUEBRADO, Pau de Légua, Km l2. Evangelizou a região de Pampalona, Feira de Santana, em companhia de alguns rapazes (Pedro, Virgilho, Lourival, Elias, Otávio...). Hoje, um grande bairro foi formado a uma poderosa Igreja se levantou fruto do trabalho Pioneiro deo Irmão Isaías.
• Casamento. Em plena atividade na sua juventude, conheceu uma senhorita de pré nome Raimunda, vinda de Salvador, com quem começou a se relacionar; Casou-se em 20 de dezembro de 1969, cerimônia realizada pelo então e saudoso Pr. Luís Santana Santos, Enviando em seguida para o campo de TANQUINHO DE FEIRA empossado em 15 de janeiro de 1970. Como a congregação era de cerca de 20 irmãos, e se congregavam na sala da casa onde o então obreiro, PB Balbino Souza Ramos, a reunião de posse foi do lado de fora, pois na mesma ocasião estava uma caravana vinda de Feira de Santana, com o Coral Nova Canaã. No dia 15 de Fevereiro do mesmo ano se desligou da Empresa Super-Feira Alimentos Ltda. onde trabalhava. Mudou-se definitivamente pra Tanquinho. Dava assistência às regiões circunscritas, algumas das quais já possuíam pontos de congregações abertos. Santa Bárbara, Candeal Estrela, Candeal (Município de IRARÁ.
b) Ministério: Isaías Oliveira Soares iniciou seu ministério na cidade de Tanquinho de feira, como já vimos, em 15 de janeiro de 1970. Naquele tempo as coisas não eram tão fáceis. Ele caminhava muito para atender a obra do Senhor em todas as congregações circunscritas ao seu campo de atividades. Foi consagrado a Presbítero em dezembro de 1970. A Evangelista em dezembro de 1974. A pastor, em dezembro de 1979. Depois de servir por dois aos na cidade de Tanquinho, ele que se mudar para Santa Bárbara, em virtude de não existir quem dirigisse os trabalhos em Santa Bárbara. Mudando-se para lá, a sede do Campo de Tanquinho mudou-se também, para Santa Bárbara. Poucos meses depois, o irmão Isaías foi convidado para assumir o campo de Ipirá, pois de lá estava se transferindo o PR. José Pereira de Carvalho. O PR, Isaías assumiu a igreja em Ipirá em nove de dezembro de 1972. Como o campo de Tanquinho era da jurisdição da Assembléia de Deus em Feira de Santana, o então Pr. Luís Santana Santos, Isaías foi empossado por ele. Depois de três anos dois meses, a chama missionária ardia no coração. E em julho de 1973, Deus deu uma chamada missonária a Isaias.
c) Vida Missionária: Depois de toda uma preparação, Isaías, em companhia de sua esposa, a irmã Raimunda e mais os filhos (Isaías Júnior, Adna Suzana, Esdras e Heber). Com esta prole, Isaías se despediu da Assembléia de Deus em Feira de Santana, Bahia, num culto muito movimentado realizado no Templo sede da Igreja, sito à Av. Vasco Filho, 114, no 22 de Fevereiro de 1976, e no dia 09 de fevereiro do mesmo ano embarcaram num vôo Da Cruzeiro do Sul viajou até Rio de Janeiro onde embarcaram num Voo Braniff International, que os levou até Guayaquil, Equador. Ai aprendeu o idioma espanhol. Estudou os costumes e a indiocicracia do povo equatoriano. Orou por todo o tempo até ver Deus abrir uma porta, um cidade onde tivesse maior necessidade. E depois de dez meses, se mudou para Quito, capital, onde esperava realizar a obra que caracterizou a sua chamada. Foi residir na zona Sul da Cidade, por ser mais carente e onde vários bairros populares eram inaugurados.
d) A Obra em Quito: Finalmente, em 17 de Janeiro de 1977, com a realização de uma semana de cultos evangelísticos, foi inaugurada a obra na CIUDADELA DE BARRI O NUEVO. Lá ficou inaugurada “LA ASAMBLEA DE DIOS ECUATORIANA”. Cooperaram com o missionário Isaías, os missionários que residiam mais próximos de Quito. São Eles José dos Santos Lira, sua esposa Nalva, (Ambato) enviados pela AD em Mossoró-RGN. Missionário Edson Rodrigues do Nascimento, sua esposa Vera Lúcia, (Latacunga) ambos vindos de Belém do Pará, Claudionor Tenório Cavalcante, sua esposa Quitéria (Machala) vindos da AD Maceió – Alagoas.
e) Dificuldades. As dificuldades que se deve passar, ao se realizar uma obra, é sempre medida a partir do grau de importância que aquele trabalho represente no Rino de Deus. Em Quito, foram várias as dificuldades que a família missionária teve de enfrentar. A altura (três mil metros acima do nível do mar) é o pior problema. Para se viver ai, o organismo humano necessita de mais oxigênio, e, portanto tem de fazer um esforço maior. Clima frio, chegando às vezes a dois abaixo de zero. Bem ao fundo da casa onde residia a família, havia uma montanha que quando chovia, ela amanhecia nevada, para que se tenha uma idéia. Clima, costumes diferentes, indiocicracia do povo, formas de vida, formas como eram construídas as casas, pois era um bairro residencial, igual a esses residenciais que conhecemos aqui no Brasil, língua espanhola com acentuação um tanto as complexa da que se falava nos lugares costenhos, onde a família aprendeu a Língua Espanola. Todos estes elementos formavam um caldeirão de dificuldades que a família teve de enfrentar para por fim ver a Obra finalmente fundada. Tudo foi superado. Iniciaram a evangelização do novo povo. Trabalho, lento, semelhante ao de quem roça, capina, e espera as chuvas para poder começar a semeadura. Isso mesmo. A situação das casas no Barrio Nuevo onde Isaías iniciou a evangelização era de difícil acesso. As casas eram construídas no fundo, ficando a parte da frente toda livre, dificultando o contato com as pessoas. Além do mais, cada casa tinha uma média de três e quatro cachorros. Não se podia se quer chegar à porta. Depois de muita oração, Isaías recebeu uma orientação da parte de Deus. Isaías pedia permissão para cantar umas canções brasileiras. Como o povo equatoriano simpatizava muito os brasileiros, permitiam que ele entrasse e todos paravam para ouvi-lo. Então ele cantava:” Os guerreiros se preparam para a grande luta...” ou: “Um pendão real vos entregou o Rei, a vós soldados seus, corajosos, pois em tudo defender...”, Depois dele cantar umas quantas músicas da Harpa Cristã. Os da casas perguntavam: “Você veio do Brasil para cá só pra catar músicas? Ai a porta estava aberta para anunciar o evangelho a todos... foi assim que a obra começou em Quito. Muitas outras lutas foram enfrentadas pela família missionária que não é possível enumerá-las aqui. Hoje há uma poderosa igreja em Quito Equador, fruto da Obra Missionária da Assembléia de Deus em Feira de Santana, através do ministério do Pr. Isaías. Realizou batismos nas águas, recebeu a visita do PR. Severino Soares, e Isaias já estava evangelizando outro bairro, Quito Sur, quando teve de regressar. Mas, lá ficou a obra realizada e hoje dirigida pelo Pr. Patrício Gavilanez, jovem universitário, que sofria do coração, que foi ganho pelo Isaías, e Deus lhe deu a salvação e o curou batizado com Espírito Santo, e hoje ele toca a obra do Senhor.
A prole de Isaías cresceu com o nascimento de um casal de filhos: Gerson e Ada Rebeca. Frutos da Obra missionária.
f) África. A Família missionária foi recebida em Feira de Santana com uma grande festa programada pela Igreja, na quadra de esportes Joselito Amorim. Era grande a alegria que estampava no rosto da igreja por ter sido usada por Deus para fazer missão numa terra tão pobre, economicamente, apesar de ser um grande produtor de Petróleo e grande produtor de café. Mas a pobreza espiritual era grande. Tão logo a família missionária regressou vitorioso das terras equatorianas, começaram a se preparar para seguir viagem à África. A despedida para a África deu-se no dia 11 de março de 1980. Seguiram viagem: Salvador- Rio de Janeiro- Kenya. Em Kenya, cidade Nairobe, a capital ficaram por seis meses e quinze dias. Seguiram para Zambía, Lusaka, permaneceram por poucos dias e logo foram para Angola, cidade de Luanda onde ficaram até agosto de 1981, quando regressaram ao Brasil. Há poucos dias me encontrei com um pastor de Angola, que estava em Salvador buscando pelo pastor Isaías, pois recebeu recomendações dos irmãos de Angola que querem conhecer o pastor Isaías, os quais têm o maior amor e gratidão pelo trabalho que prestou Isaías naquelas terras. Isaías veio embora, mas os crentes que se entregaram após a vinda do pastor ouvem s comentários de parte dos que conheceram o PR. Isaías, e realmente, conviver com o pastor é uma bênção.
g) Atualmente o pastor Isaías está pastorando a Assembléia de Deus em Conceição da Feira, onde tomou posse em 16 de Janeiro de 2010. Ai ele está abençoando a Igreja, os obreiros, com a sua vasta experiência, com o grande conhecimento bíblico de que dispõe, e a vasta cultura secular de que ostenta. O pastor Isaías tem uma esposa maravilhosa, amável, mulher de oração, boa dona de casas, boa mãe, boa esposa e excelente serva de Deus. Tem nove filhos, quase todos casados e todos integrados n obra do Senhor. Isaias Júnior, é presbítero; Adna Suzana, seu esposo é diácono em Barueri, SP.; Esdras, diácono; Héber, e pastor; Gérson, é presbítero; Ada Rebeca, casada com um presbítero, Sara deve se casar por estes meses (2010). Ana casada com um levita e em plena atividade na Igreja, Ebenézer, toca e participar no culto a Deus com tocador. Desses filhos o pastor Isaías tem como o maior presente de Deus, vê-los na Igreja. São oito netos. Desejo ao meu amigo mais íntimo as minhas mais ricas bênçãos de Deus sobre a sua vida, ministério, saúde e sobre todas as coisas. Resta-me agradecer a Deus por ter colocado na terra vasos como o pastor Isaías, e, sobretudo pelo fato de ter m e permitido conviver com ele, de quem tenho aprendido muito. Obrigado pastor Isaías pelo exemplo que infundiu à minha vida e ministério. Os efeitos de sua forma de ser, de agir, de vida ministerial, só a eternidade mostrará. Receba minha eterna gratidão. Assino: O amigo mais íntimo do pastor Isaías, ele sabe quem será... ( 03 de outubro de 2010).

2 comentários:

  1. Pai...

    Sou feliz por fazer parte desta história linda e abençoada..

    Tenho orgulho em ter você como meu pai, meu exemplo, meu conselheiro, meu orientador espiritual, meu amigo, meu pastor...

    Te amo pai muito...
    Sua filha Ada Rebeca...

    ResponderExcluir
  2. Dispensa comentários essa narrativa.
    Ta claramente explicado a colheita que hoje ele vem tendo, "semelhante ao de quem roça, capina, e espera as chuvas para poder começar a semeadura". As chuvas molharam a terra, fez nascer plantas frutíferas e estão espalhadas por todo lugar.
    Deus abençõe cada dia mais o Pr e sua familia.
    Abr
    Ruy Franklin

    ResponderExcluir