Menu

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Copa do Mundo na Perspectiva Bíblica

A Copa do Mundo na Perspectiva Bíblia
Pr. Isaias Oliveira Soares
No dia 11 de junho do ano em curso deu-se a abertura de mais uma COPA DO MUNDO, que é o maior evento esportivo e cultural do mundo, ficando atrás somente dos JOGOS DE VERÃO. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) é quem coordena este acontecimento e ocorre a cada quatro anos. As Seleções participam de uma eliminatória, com jogos entre si, por Continentes e as vencedoras formando um total de 32 Seleções distribuídas em 8 grupos de 4 Seleções que durante a Copa enfrentam-se, entre si,classificando duas Seleções de cada grupo até sobrarem duas que vão pra final no dia 11 de julho. Foi o francês JULES RIMET quem criou a primeira Copa do Mundo,em 1928,após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial, a FIFA. Em Inglês: Federation International Football Association. A primeira Copa de Mundo da FIFA foi realizada no Uruguai no período de 13 a 30 de julho de 1930, porque o País estava celebrando o centenário de sua Independência. 13 equipes foram convidadas para participar e o Uruguai venceu a Argentina por 4 a 2, tornando-se a primeira nação a vencer uma Copa do Mundo.
A última Copa do Mundo foi realizada na Alemanha em 2006, sendo a Itália a campeã. No dia 11 de Junho, instalou-se na África do Sul a 19ª edição da Copa do Mundo e pela primeira vez no Continente Africano. Foi mais que importante a indicação da África do Sul para sediar a Copa do Mundo de 2010, considerando-se que o país viveu terríveis momentos com a APARTHEID (separação em africânder) que foi um regime de segregação racial adotado legalmente em 1948 pelo Partido Nacional na África do Sul segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separado dos brancos, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Nelson Mandela, o principal representante do movimento antiapartheid, lutou pela liberdade do país e finalmente em 1990, Frederik de Klierk aboliu o regime racista e em 1994 foram convocadas eleições livres,elegendo Nelson Mandela Presidente,que governou de 1994-1999. O país construiu cinco estádios especialmente para a realização desta Copa. E agora recebe centenas e milhares de pessoas para a realização deste evento,que trouxe ao país anfitrião perspectivas de novos tempos. Novas esperanças para um povo sofrido e marcado pela dor e a exclusão social.
I. Perspectivas bíblicas.
a) Paulo. ( I Co 9.24 ) “ Não sabeis vós que os que correm no estádio,todos,.na verdade,correm,mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis”. São 32 seleções disputando dentro de seus grupos ou chaves, até saírem duas finalistas que disputarão a conquista da Copa. Isto acontecerá no dia 11 de Julho. Até esta data muitas seleções voltarão pra casa sentindo o sabor da derrota. Muito choro,muitas lágrimas. Pois das 32 seleções pretendentes do caneco mais importante do mundo, só uma levará. Só uma seleção terá a alegria de seu capitão erguer sob os olhos do mundo, a Taça JULES RIMET, recompensa maior da grande vencedora. Paulo equipara esta corrida em busca da taça, como a carreira cristã. Correi de tal maneira que alcanceis.
b) Salomão. ( Eclesiastes 9.11)
“Vi ainda abaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes a vitória, nem tão pouco dos sábios o pão, nem ainda dos prudentes a riqueza, nem dos entendidos o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso.” Na Nova Versão Internacional, lemos:” Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre tem comida; os prudentes sem sempre tem prestígios; pois o tempo e o acaso afetam a todos. ”Quão verdadeiras são estas palavras! Muitas dessas seleções, as melhores de seus continentes, chegam como favoritas, a partir de seus estilos de jogar, velocidade, pelo sistema tático. Por ter os melhores jogadores de seus continentes e muitos dos quais,eleitos os melhores do mundo para a sua posição.De repente, voltam para casa decepcionadas porque o título vai ficar para uma seleção,às vezes sem nenhuma expressividade,que chegou sem impressionar, sem alardes, e com os holofotes do mundo focados sobre elas,erguem a taça em meio a lágrimas de alegria,numa mistura de choro e gritos de vitória, para se cumprir as palavras deste texto. (pois o tempo e acaso afetam a todos).

c) A carreira Cristã. (Fp 3. 13-14)
“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisa que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão. Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Segundo este texto, Paulo nos leva a tomar as seguintes medidas:
1. Evitar se acomodar. Não julgo havê-lo alcançado. O acomodado, não vê o tempo passar, não estar a par das oportunidades. Pede as chances de crescimento. Senta-se para ver o que acontece; concorda com a situação. O obreiro cristão não pode se acomodar. Ele tem pela frente grandes conquistas. Uma missão para cumprir.
2. Esquecendo-me das coisas que para trás ficam. Quantos estão presos ao passado (bom ou ruim) que já não conseguem avançar. Precisamos cortar o cordão umbilical que nos ligam a algum detalhe do nosso passado. Águas passadas não movem moinho. Lembre-se Deus sepultou os nossos pecados no mar do esquecimento. Esqueça o que se passou.
3. Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. A nossa chamada foi dupla: Vinde a mim, e vinde após mim. A primeira foi para a salvação. A segunda tem a ver com a missão de cada um de nós. Cada um deve permanecer na vocação em que foi chamado. Cada um deve executar a tarefa para a qual foi designado. Cada um deve ser fiel à visão celestial. É isto que Paulo nos transmite.
II. A vida Cristã é como a Copa do Mundo.
Assim como as centenas e jogadores de todo os continentes iniciam a carreira acompanhada de um sonho: Chegar à seleção de seu país, e poder representar o seu país, neste evento mais importante para a vida de qualquer seleção, assim todos nós devemos lutar: concentração, treinamentos físicos e táticos, abstinência de elementos nocivos à vida espiritual, para que não tenhamos os nossos sonhos desviados da meta principal que é agradar àquele que nos chamou. Um dia ergueremos não o Caneco Jules Rimet, mas uma coroa de glória que Jesus nos prometeu, além de uma vida eterna no céu na presença daquele que preenche completamente todas as carências materiais e espirituais da vida humana: Deus. Amém. Pr. Isaías Oliveira Soares.
Bibliografia
Wikipédia
Bíblias várias versões
Dicionário de Português on line

2 comentários:

  1. Excelente artigo este do Pr. Isaías Soares. Valeu pastor! Deus continue te iluminando e te fazendo vitorioso em tudo. Rumo ao Hexa e rumo à Pátria Celestial. acioneblogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sabio homem de DEUS, sabias palavras.Que o nosso DEUS continue te usando como intrumento dele nas nossas vidas..Um forte abraco

    ResponderExcluir