Menu

terça-feira, 8 de junho de 2010

O que João Fala sobre João Batista

O que João fala sobre João Batista
Pr. Isaias Oliveira Soares
São João cap. 1
Texto: Ml 3.1 e MT 3.1
1 ¶ Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos

Mateus 3
1 E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
Introdução: João Batista é um dos homens mais importantes que o mundo já conheceu. A importância das pessoas não é medida pela estirpe familiar; pela nação onde nasceu pela cor da pele; pelo grau de riqueza que possua; pelo grau de cultura; O homem é medido pelo grau da chamada que Deus fez a sua vida e pela forma como ele se identifica com essa graça que ele recebeu de Deus. Paulo já dizia que não devemos receber a Graça do Senhor em vão (I I Co 6.1-2). Assim as vidas de todos os seres humanos foram programadas no ventre, no momento da concepção. Muito antes até da mulher saber que estava grávida, seu útero recebe a visita do poder de Deus e a fecundação acontece. ( Sl 139.
13 Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe.
14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
Das mãos santas de Deus produzindo o que ele deseja para aquela vida no universo. Com João Batista não foi diferente. Ele entendeu o que Deus queria com a sua vida de modo que a graça de Deus fluiu maravilhosamente, levando-o a ser o homem mais importante do mundo, Então a importância do homem é medido pela forma como o homem se dá às influências da graça de Deus na sua vida.
O que é que João fala sobre João Batista:
1. Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João, Jo 1.6;
Ter sido enviado por tem sido a vontade de muita gente no mundo moderno. Mas não é para qualquer pessoas não. “Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão”. ( Hb 5.4)
Uma pessoa enviada por Deus tem:
a) Mensagem. A primeira característica de uma pessoa enviada por Deus. A mensagem de quem lhe enviou. A palavra, ele é o porta-voz que quem lhe enviou... Rio sem água, não é rio. Jardim sem flores,não é jardim.Enviado sem mensagem,não existe. João tinha... as multidões contemporâneas eram atraídas pela mensagem de João Batista.

b) Poder. O enviado por Deus tem poder para executar aquilo que caracteriza a sua chamada. Os que foram chamados para cantar,todos vão ver que ele(a) canta com poder.Se ele foi chamado para ensinar,todos vão ver que ele ensina com poder,se ele foi chamado para pregar,acontecerá rajadas de poder quando ele estiver pregando.
c) Autoridade. Não se devem confundir os dois termos, mesmo sendo sinônimos. No primeiro, o poder, quem o tem é autorizado a exercê-lo sempre associado ao exercício de sua missão. Enquanto a autoridade é a forma como o poder é exercido. É a liberdade de usar o poder. É autorização de exercê-lo. O que foi chamado tem. João tinha.Esta autoridade era tão evidente que as pessoas vinham e confessavam seus pecados,porque eles viam em João autoridade.( Mt 3.1-12).
d) Manifestação de sinais. Onde houver um homem chamado por Deus, ai haverá os sinais. Os sinais são características, provas de que uma pessoa foi chamada por Deus.Veja os vários exemplos: Moisés,Elias, Eliseu.Paulo fala disso em sua II Carta a Coríntios 12.12. Afinal o obreiro é aprovado quando as provas de sua chamada são vistas através dos milagres. (At 2.22). Em João Batista verificamos isso.
2. Este veio como testemunha. V.7
Testemunha, pessoa que presenciou ou ouviu algum fato ou dito e que dele pode dar pormenores; é ainda pessoa que assiste a certos atos para torná-los autênticos e válidos.
Aqui tem a ver com experiência. João veio para que testificasse a respeito da luz, afim de todos virem a crer por intermédio dele. No verso 15-19, João dá um show de conhecimento e de alguém que fala como se tivesse profundo conhecimento da Divindade de Cristo.

3. Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz. v.8
Nos versos 9 a 13, João mostra a quem se referia. A mesma relação que há entre a Lua e o Sol. A lua não tem luz própria,e sim o reflexo do Sol faz com que a Lua brilhe.
4. Eu não sou o Cristo.
Sua influência naquele tempo foi tão grande que foi confundido com Jesus. Precisou ele dizer: Eu não sou o Cristo. Quem é se não és o Cristo?
5. Eu sou a voz do que clama no deserto v.23
Aqui é a consciência de sua missão e a limitação da mesma. João reconhecia que não fora chamado para enfrentar grandes e honrados púlpitos, honradas tribunas...mas sim,seu limite era o deserto.
6. A temática da mensagem de João, v.23
“Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.” Aqui vemos duas coisas: a primeira tem a ver com a especialidade do ministério de João Batista; de conserto. A segunda,o seu conhecimento e fidelidade ao texto sagrado quando cita o profeta Isaías,num tempo em que o Livro de Isaías era manuscrito e formato de um rolo,portanto de difícil acesso.
7. A convicção e segurança de João Batista. v. 24-27.
Os enviados dos fariseus colocaram João contra a parede. ”Então por que batizas se não és o Cristo,nem Elias nem o profeta?” V.25. Sua resposta foi um chamamento para aquele que se manifestaria nos próximos momentos: Jesus, de quem ele era precursor. “Eu batizei com água; mas no meio de vós está quem vós não conheceis. o qual vem após mim, do qual não sou digno de desatar as correias das sandálias.”v.26-27. O homem enviado por Deus deve ter suas convicções bem definidas. Segurança no que diz respeito a sua chamada. Das coisas que foram designadas por Deus para serem feitas.João Batista era assim.Sabia o que queria.Por isso no testemunho de Jesus sobre ele: João não era um caniço agitado pelo vento ,não! Amém.
8. O momento ímpar na vida e ministério de João Batista, v 29. “No dia seguinte, viu João a Jesus que vinha para ele, e disse: Eis ai o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” Afinal João veio para isto, preparar o caminho do Senhor, semelhante a um enviado de qualquer governo hodierno que vai aos lugares para onde devem ir, os líderes, sejam eles quais forem e preparam a sua estadia naquele lugar. João estava agora diante daquele de quem disse: “Não sou digno de desatar as correias de suas sandálias”. Olhe gente é este que eu falei, viu? É ele que é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! “É este a favor de quem disse: Após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim, eu mesmo não o conhecia, mas a fim de que ele fosse manifestado a Israel, vim, por isso, batizando com água”. VV. 30,31.
9. O Testemunho autêntico de João, v.32.
A pessoa que foi chamada por Deus terá sempre um testemunho autêntico. ”Vi o Espírito descer do céu como uma pomba e pousar sobre ele.”O homem chamado por Deus terá sempre este sinal. “““ “““ O Espírito descendo sobre ele”.” Eu não conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água, me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.” Pois eu de fato vi, e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.

Bibliografia:
Dicionário de Português On-Line
Bíblia várias versões

Um comentário:

  1. A Paz so Senhor, Pastor!

    Excelente post que o irmão colocou no blog.
    Estou feliz em revê-lo? Que o Snhor te abencoe!!

    Um abraço, Jucelino - Ipirá

    ResponderExcluir