Menu

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Cristão e as Festas Juninas

O Cristão e as Festas Juninas
Pr. Isaías Oliveira Soares
As Festas Juninas tem início no dia 12 com a Festa de Santo Antônio, no dia 24 as de São João e no dia 29 as de São Pedro. No Brasil estas festividades acontecem em vários lugares.Escolas,ruas,praças e clubes os quais são decorados com bandeirinhas,barraquinhas,e fogueias de todos os tamanhos cuja proposta é homenagear os três santos acima listados.Há ainda um farto cardápio de comidas típicas.que é oferecido nestes dias,como: canjica, cocada pé-de-moleque,pipoca,amendoim,cozido e torrado e batata doce,pamonha,milho Cozido e assado. Muitas bebidas são servidas tais como: o quentão, vinho quente, e os licores de vários sabores. No musical são os forrós de varias modalidades,a dança de quadrilhas etc. As festas no Brasil estão associadas ao período da produção agrícola do país,especialmente no Nordeste onde a festa tem o seu apogeu. Essa tradição se iguala às da Europa cuja finalidade era comemorar as colheitas. Pelas coisas que acontecem no período dessas festas o cristão deve se manter longe delas. Ai acontecem também
a) Simpatias, sortes e adivinhas para Santo Antônio
O relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, é quase familiar: cheio de intimidades, chega a ser, por vezes, irreverente, debochado e quase obsceno. Esse caráter fica bastante evidente quando se entra em contato com as simpatias, sortes, adivinhas e acalantos feitos a esses santos:
Confessei-me a Santo Antônio,
confessei que estava amando.
Ele deu-me por penitência
que fosse continuando.
Os objetos utilizados nas simpatias e adivinhações devem ser virgens, ou seja, estar sendo usados pela primeira vez, senão… nada de a simpatia funcionar! A seguir, algumas simpatias feitas para Santo Antônio:
Moças solteiras, desejosas de se casar, em várias regiões do Brasil, colocam um figurino do santo de cabeça para baixo atrás da porta ou dentro do poço ou enterram-no até o pescoço. Fazem o pedido e, enquanto não são atendidas, lá fica a imagem de cabeça para baixo. E elas pedem:

b) As fogueiras
De origem europeia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde" em árvore de natal, a fogueira do dia de "Midsummer" (24 de junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade

c) Os balões e fogos de artifícios

O uso de balões e fogos de artifício durante o São João no Brasil, está relacionado com o tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais. Este costume foi trazido pelos portugueses para o Brasil, e ele se mantém em ambos lados do Atlântico, sendo que é na cidade do Porto, em Portugal, onde mais se evidência. Fogos de artifício manuseados por pessoas privadas e espetáculos pirotécnicos organizados por associações ou municipalidades tornaram-se uma parte essencial da festa no Nordeste, em outras partes do Brasil e em Portugal. Os fogos de artifício, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista.
d) As Quadrilhas
A quadrilha brasileira tem o seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a "quadrille", em voga na França entre o início do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. A "quadrille" francesa, por sua parte, já era um desenvolvimento da "contredanse", popular nos meios aristocráticos franceses do século XVIII. A "contredanse" se desenvolveu a partir de uma dança inglesa de origem campesina, surgida provavelmente por volta do século XIII, e que se popularizara em toda a Europa na primeira metade do século XVIII.
Mas o que se comemora no São João? Já ouvi pregadores renomados relacionarem as festividades de São João às do aniversário de Herodes descrito em São Mateus cap. 14.Outros afirmam que no São João é comemorada a morte de são João Batista,citando Mc 6.14-29; Luc 9.7-9.Afinal o que se comomora no São João?
O nascimento de João Batista. Segundo a Tradição, Isabel e Maria fizeram um acordo cuja finalidade era comunicar o momento de nasceimento de João Batista.Se fosse à noite,Isabel acendeeria auma fogueira.Se fosse de dia,um mastro seria levantado com uma boneca sobre ele.E assim foi.
e) O Cristão e as festividades de São João. Os cristãos de décadas passadas,se mantinham longe dessas comemorações,não só pelo conteúdo pagão de que elas estão recheiadas,mas com uma gratidão a Deus por tê-los libertados de lá.Quase todas as igrejas faziam cultos de vigília na noite da fogueira,dia 23 de junho.Muitos irmãos foram batizados com Espírito Santo, e muitos outros eram renovados.Grandes foram as bênçãos desses cultos.Hoje muita coisa mudou.Muitas igrejas estão localizadas em lugares,bairros residenciais e o culto de vigília neste dia,tornou-se quase impraticável,devido às fogueiras em casas bem aproximadas dos Templos, e ainda por causa do risco de atirarem fogos de artifícios dentro do templo como já aconteceu em vários lugares.Se algum pastor ou dirigente deejar ainda fazer,deve-se arranjar um lugar completamente isolado,onde os irmãos poderão orar sem correr este risco,inda assim deve escalar um grupo de irmãos que alternem na vigilancia do templo por causa das ações criminosas de vândalos.
f) Inovações,Já se fala nos meios cristãos sobre as comemorações Joaninas e até já deram um nome:FESTA COM JESUS SEM JOÃO.Outros deram um nome SÃO JOÃO GOSPEL,e nestes dias fazem até fogueira,se vestem de matuto,usam chapéu de palha, fazem o bolo de milho ou canjca,assam milho,cozinha amendoim,etc. com a proposta de louvar a Deus,se alegrarem na presença do Senhor.Não realizando as coisas que são de origem pagã,não há nada que desabone a conduta cristã.No entanto deve-se fazer tudo decentemente e com órdem.Evitando que a consciencia dos mais fracos sejam atingidas.
g) João Batista foi o precurssor de Jesus Cristo. Ele veio com uma missão especial preparar o camainho do Senhor e endireitar as suas veredas. Segundo Malaquias 3.1”
Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. Aqui vemos Malaquias encerrando o Cânon do Antigo Testamento, anunciando a vinda do mensageiro que prepararia o caminho do Senhor e Mateus 3.1
E naquels dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Segundo se sabe entre o primeiro versículo,o de Malaquias e o segundo,o de Mateus há um período de 400 anos,que comumente chamamos PERÍODO INTERBÍBLICO, OU PERÍODO INTERBÍBLIA,OU AINDA O PERÍODO DO SILÊNCIO,visto que,seguindo essa informação Deus não teria falado a ninguèm.Assim, João Batista foi o elo de ligação entre o Antigo e Novo Testamento.Jesus deu testemunho acerca de João,” Em verdade vos digo:Entre os nascidosde mulher ninguém apareceu maior do que João Batista,mas o menor no reino dos céus é maior que ele.” ( Mt 11.11).


Bibliografia
Wikipédia
Bíblia Almeida Revista e Atualizada

2 comentários:

  1. MTO IMPORTANTE DE CONTEÚDO RICO. MAIS UMA VEZ, PB. Q DEUS CONTINUE USANDO O AMADO PR NESSA MISSÃO....

    ResponderExcluir
  2. Muito rica essa informação!
    Elizete
    Conceição da Feira-Ba

    ResponderExcluir