Menu

domingo, 23 de janeiro de 2011

A Maldição Sem Causa Não Virá

A maldição sem causa não virá
Pr. Isaías Oliveira Soares
Define-se como maldição, segundo o Dicionário Aurélio: o "Ato ou efeito de amaldiçoar ou maldizer". Maldizer: "praguejar contra; amaldiçoar". Maldito: "Diz-se daquele ou daquilo a que se lançou maldição". E segundo o Dicionário Teológico: "Praga que se arroga a alguém. Locuções previamente formadas encerrando desgraças e insucessos".
1. A palavra maldição muito utilizada nos nossos dias
A maldição é tratada vastamente pelos evangélicos e de modo tão assustador e com muita freqüência às vezes mais que a palavra Bênção. Segundo os que divulgam este tipo de coisas há maldição de todo o tipo e até a maldição hereditária, cujo conteúdo gera uma grande polêmica nos meios evangélicos. Não quero ser mais um a polemizar.Pois coisas desse tipo não trazem edificação para nossas vidas muito menos para aqueles que ainda incautos, ainda não conseguem definir coisas desse gênero. Que a maldição existe disto ninguém deve fugir. “““ ““ Ela é referida em toda a Bíblia e pode atingir pessoas, família, povos, nações etc. Sem causa, ela não virá”.” Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá”. Provérbios26: 2. a) Que ações podem desencadear a maldição?
1. A falta de fidelidade na entrega dos dízimos. “Malaquias 3.8,9” “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação”. Há um um número incalculável de crentes que está vivendo problemas gravíssimos de sobrevivência ,pois a maldição se acampou em suas vidas tanto na área espiritual e sobretudo na financeira, colocando em jogo até a sua sbrevivência e de sua família.É que muitos associam a entrega dos dízimos a vários fatores dentro os quais estão o de simpatia com o pastor ou dirigente.Assim sendo, se estes lhe forem smpáticos, entregam o dízimo, senão, não entregam. Alguns até dizem:” enquanto este pastor ou este dirigente estiver aqui, não entrego meus dízimos.Vou depositar no Banco e quendo ele for embora,entregarei...”.O que passa é que eu já passei por 18 igrejas e algumas delas tinham passado momentos difíceis com os pastores que me antecederam. E nunca vi nenhum crente chegar na Igreja e dizer: “Eu vim aqui trazer meus dízimos acumulados durante X anos, depositados no Banco tal, pois eu não gostava do pastor que saiu, aqui está o cheque do valor total depositado...”.Durante estes anos que este crente curtiu o ódio ou pavor conta o pastor, seu dízimo deixou de ser entregue na Casa do Tesouro, a Igreja teve dificuldades para cumprir o seu papel material na terra, mas aquele crente teve de curtir a maldição sobre sua vida e sobre sua família.A fidelidade a Deus deve estar acima de todas as coisas. Se você acha o pastor simpático ou não, dízimo é mandameto do Senhor, independemete de quem estiver na direção da obra.Então, meu amado inrternauta, leitor destas linhas.Seja fiel. Não fique olhando os desmandos ou desvio de recursos que por acaso estivderem acotecendo na sua Igreja.Deus mesmo cuidará disto. Seja fiel a Deus com seus dízimos e ofertas e você verá a maldição se afastar de uma vez por todas de sua casa.
2. A Falta da Honra ao Pai e à Mãe: Efésios 6.2,3
“Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”.
Há um sem número de pessoas no mndo sofrendo as consequências de uma maldição sem fim sobre tudo o que tenta empreender, devido à falta de honra aos pais. Por que muitos filhos não conseguem honrar aos pais?
1. Acumulo de cicatrizes adquiridas durante a sua vida:
Muitos pais não conseguem a honra dos filhos porque foram péssimos pais. Foram violentos, mulherengos, agressivos para com os seus filhos.Estes ao crescerem vão embora de casa, ou quando se tornam independentes, dão desprezos aos pais. Isto, não entanto, não é motivo para tamanho desprezo. Afinal, Deus não disse honra a teu pai se ele merecer...Não. A obediência aos pais independe de que tenam sido os pais. Que o pai ou a mãe tenham cometido pecado de traição recíproca. Os filhos devem honrar os pais por uma: a) questão de obediência aquele de quem dependemos a nossa existência.b) Por causa da lei da semeadura e da colheita.Há um provérbio de autoria desconhecida que diz: “Diga-me que filho és, e eu lhe direi que pai serás”. Muitos estão colhendo o que semearam num passado não tão remoto. Certo dia atendi no meu gabinete uma mãe desesperada que me procurou em busca de ajuda, pois sua filha de 13 anos teria fugido de casa. Tomei as providências que me pareciam viáveis e estavam ao meu alcance. “Mais tarde, a avó da desaparecida esteve também no meu gabinete e como não se mostrava tão sentida, tentei me informar sobre o desaparecimento de sua neta e de como sua filha estava tão arrasada, o que aquela avó me disse:” Pastor não se esquente não, porque ela está pagando o que ela me fez. Ela também fugiu de casa quando tinha 13 anos, me deixando desesperada. Aquela mãe colheu o que semeou. C) porque o mandamento inclui uma promessa: para que te vá bem e sejam os teus dias prolongados sobre a terra.
• Qual é a diferença entre obedecer e honrar nossos pais? O que está envolvido com honrar pai e mãe? Honrar, como a palavra grega sugere, significa valorizar ou considerar altamente, ter em grande estima. Um filho pode submeter-se à vontade de seus pais sem tê-los em alta consideração. Seu motivo para submissão pode ser egoísta por natureza. As Escrituras revelam-nos que a obediência do filho deverá originar-se da alta estima que ele tenha por seus pais. Pais nem sempre agem de tal modo que encorajem o respeito de seus filhos, mas os filhos deverão estimar seus pais altamente... Por causa dos mandamentos de Deus a este respeito. Certamente honrar pai e mãe incluirá obediência, mas esta responsabilidade acarreta muito mais. Os filhos deverão dirigir-se a seus pais com respeito, sem grosseria, sarcasmo ou ridículo. Os filhos demonstram respeito por seus pais ouvindo o que eles têm a dizer. O escritor de Provérbios aconselhou: "Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe quando vier a envelhecer" (23:22). Os filhos honram os seus pais ajudando-os naquelas tarefas do lar que têm que ser feitas diariamente. Os filhos que não honram aos pais, com certeza não terão um futuro brilhante. A maldição atrofiará o seu sucesso. Veja: O escritor de Provérbios oferece a seguinte dura advertência a quem desobedecer qualquer dos pais: "os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos" (Provérbios 30:17).


• O que era feito com os filhos que desrespeitavam os pais. Ainda que ninguém vivendo hoje em dia seja responsável por guardar a Lei de Moisés, suas instruções a respeito da desobediência e desrespeito filiais demonstram bem vivamente a atitude do Senhor. A penalidade aplicada a um filho desobediente e rebelde era a morte (Deuteronômio 21:18-21)! O filho que amaldiçoasse ou batesse em seu pai ou em sua mãe era morto por apedrejamento (Êxodo 21:15, 17; Levítico 20:9). Quando Paulo relacionou os vários pecados comuns entre os gentios, ele incluiu "desobedientes aos pais" (Romanos 1:30; veja também 2 Timóteo 3:2).

• Jesus ensinou que honrar os pais envolvia apoio financeiro em casos de necessidade. Os fariseus criticaram os discípulos de Jesus porque eles não lavavam as suas mãos antes de comer, como exigia a tradição dos antigos. Jesus respondeu observando que os fariseus, eles próprios, invalidavam os mandamentos de Deus de modo a manter suas próprias tradições (Marcos 7:1-8). Com exemplo de sua prática, Jesus citou da Lei de Moisés o mandamento para honrar pai e mãe. Ele observou que os fariseus tinham concebido a tradição pela qual invalidavam este mandamento. Os fariseus ensinavam que um homem poderia declarar como "Corbã" parte dos seus bens com os quais deveriam ajudar seus pais. "Corbã" significava que aqueles bens estavam dedicados ao Senhor e, assim, "santificados," não podiam ser usados para sustentar seus pais. A pior parte desta tradição era que o homem que assim declarasse seus bens como "Corbã" poderia ficar com estes bens e usá-los para si! É fácil de ver que o ponto desta tradição era simplesmente evitar a responsabilidade de uma pessoa para com pai e mãe. A reprovação de Jesus ilustra claramente que a responsabilidade por honrar pai e mãe também incluía assistência financeira quando necessitada.
• O cuidado com os pais idosos:
Escrevendo a Timóteo, Paulo também ressaltou a responsabilidade dos filhos em cuidar de seus pais idosos. Falando da igreja ajudar as viúvas, ele instruiu: "Honra as viúvas verdadeiramente viúvas. Mas se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores, pois isto é aceitável diante de Deus... ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente" (1 Timóteo 5:3-4, 8). Nesta passagem, Paulo usou a palavra "honrar" no sentido de auxílio financeiro (veja o versículo 16). Ao mesmo tempo, ele asseverou claramente o dever dos filhos de ajudar ("honrar") seus pais. Tal auxílio é também uma forma de compensação pelo que os pais fizeram por seus filhos. A importância desta responsabilidade é vista na afirmação de Paulo que o crente que não cuida dos membros de sua própria família negou a fé. É evidente que a responsabilidade de um jovem para com pai e mãe não termina quando ele sai de casa. Em conclusão, é impossível servir a Deus aceitavelmente enquanto se negligencia os próprios pais! Não se pode honrar a Deus enquanto se recusa a obedecer Seus mandamentos, incluindo o dever de honrar seus pais.
2. Muitos não conseguem honrar os pais por causa da Influência de terceiros:
Muitos ao se casarem começam a sofrer com os ciúmes do marido ou da esposa. O ciúme é tanto que nem os pais de ambos escapam da tenacidade desse mal tão daninho à vida familiar. Muitos filhos deixam de visitar os seus pais, porque a esposa ou esposo não querem. Quando o fazem, tem de ser escondido para o cônjuge não saber, senão... Assim muitos são obrigados a se manterem longe de seus pais, para poder viverem em paz ao lado da esposa ou esposo. Assim, os velhos ficam esquecidos no Natal, no Ano Novo e até no Dia dos pais, Dia das mães, no Dia de seus aniversários, etc. E muitos filhos estão atraindo a maldição para suas vidas por se mostrarem indiferentes a este mandamento. Certamente Deus cuidará de recompensar com justiça os filhos que abandonaram seus pais nos asilos, abrigos, nas casas enquanto eles, muitas vezes desfrutam daquilo que foi conseguido pelos esforços e sofrimento de seus pais.
3. Muitos não conseguem honrar os pais, porque já se sentem um pouco à frente deles em influência.
Quantos pais sequer aprenderam a ler. Mas conseguiram com seus esforços dar bons estudos a seus filhos. Toda a sua vida foi dedicada ao trabalho. Muitos filhos estão hoje em bons empregos, numa posição social invejada, graças aos esforços de seus pais, aos investimentos feitos pelos pais. Muitos pais não sabem sequer ligar um computador, enquanto os filhos são mestres nesta área graças aos esforços dos pais. Filhos adolescentes e jovens dêem valor aos seus pais. É comum nesta fase da idade buscar-se uma independência, que não deve incluir uma auto-valorização e uma dês-valorização dos pais.
Tornou-se de domínio público uma advertência bem-humorada sobre como os filhos consideram seus pais. Ei-la:
Aos 7 anos: "Papai é grande e sabe tudo".
Aos 14 anos: "Parece que papai se engana em certas coisas que diz".
Aos 20 anos: "Papai está um pouco atrasado em suas teorias. Elas não são desta época".
Aos 25 anos: "O coroa não sabe nada. Decididamente, está caducando".
Aos 35 anos: "Com minha experiência, meu pai seria hoje um milionário".
Aos 45 anos: "Não sei se consulto o velho. Talvez pudesse aconselhar-me".
Aos 55 anos: "Que pena papai ter morrido. A verdade é que ele tinha idéias notáveis".
Aos 60 anos: "Pobre Papai. Era um sábio. Como lastimo tê-lo compreendido tão tarde".

Diante destas visões, mesmo que estereotipadas, precisamos recordar o conselho bíblico: Meu filho obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe. Amarre-os sempre junto ao coração; ate-os ao redor do pescoço. Quando você andar, eles o guiarão; quando dormir, o estarão protegendo; quando acordar, falarão com você (Provérbios 6.20-22).
Não espere ficar velho para valorizar seus pais. Talvez seja tarde. Diga-lhes o quanto você os ama. Você alguma vez enviou flores para sua mãe? Não espere seu pai envelhecer para reconhecer que eles sabem mais que vocês.
3.2.3. Filhos adultos, cuidem dos seus pais. Mantenham contato. Se não mora com eles, esteja com eles o máximo que puderem. Telefone para eles diariamente.
Respeitem seus pais. A recomendação bíblica é clara: Respeite cada um de vocês a sua mãe e o seu pai, e guarde os meus sábados. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês (Levítico 19.3).
Amém.
Fonte:
Wikipédia
Dicionário de Português on line
Bíblia on line

2 comentários:

  1. Nossa pai amei esse texto!!Como sempre,amo também os outros!Você é uma bênção sabia??Agradeço a Deus por ter o privilégio de ser sua filha!Quanta sabedoria!!Profundo conhecimento da palavra de Deus!Saiba você e mãe que os amo de montãooooo,muito mesmo!Louvo a Deus pela vida de vocês!DEus te abençoe paizinho que seja sempre essa instrumento de Deus para abençoar vidas!Beijos sua filha Adna Suzana.

    ResponderExcluir
  2. Maldição descrito em Malaquias na Lei dos Judeus era para os Sacerdotes que roubavam do Tesouro do Senhor e nada sobrava para os levitas que viviam dos dízimos da Casa de Deus antigamente.
    Nunca vi tanta desgraça, doenças e maldições e filhos afastados de Deus e divórcios e adultérios nas Cúpulas Pastorais como neste 30 anos de mensagem falsa e de Sacerdotes roubarem o povo de Deus que dá obrigado, mas para Mantimento e não luxo e luxúria e troca de mulheres e viagens e futilidades e empreguismo familiar. Ore sobre isto.

    ResponderExcluir