Menu

terça-feira, 20 de julho de 2010

UM AMIGO MAIS CHEGADO QUE UM IRMÃO

Um Amigo Mais Chegado Que um Irmão
Pr. Isaías Oliveira Soares
O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.(Pv 18.24)
Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos. ( Pv 27.6)
Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. ( Pv 17. 17)
O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos ( Pv 16.28)
No dia 20 de Julho se comemora o Dia do Amigo. A data foi adotada em Bueno Aires, Argentina, atrvés do Decreto nº 235/79,tendo como criador o Sr. Enrique Ernesto Febbraro que se inspirou na notícia da chegada do homem à Lua, ocorrida em 20 de julho de 1969. Ele considerou que a conquista do homem, não fora só uma conquista científica, mas também, uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante o ano o argentino divulgou o lema: “Meu amigo é meu mestre, meu discipulo é meu companheiro”. Aos poucos a data foi sendo adotada em muitos países e hoje é observada em quase todo o mundo a data de 20 de Julho, o DIA DO AMIGO, oportunidade em que as pessoas trocam entre si presentes,mensagens,abraços, manifestando o amor e o carinho recíprocos. Há quem pense que a data é semelhante à que se comemora no Brasil, em 18 de abril. Mas, é um momento de profunda reflexão, considerando-se que se fala em vários tipos de amigos, além de muitíssimos provérbios, versos de vários autores que foram compostos para mostrar a importância de se ter por perto um amigo verdadeiro.
1. As qualidades de amigo verdadeiro.
a) O verdeiro amigo tem de ser honesto.
Aqui é mais que as palavra. Não se trata de simulação. E sim de uma conduta marcada pelo decoro, pela modéstia, pela castidade de tudo aquilo que é honesto. Quem tem um amigo assim, pode ficar tranquilo que jamais ficará decepcionado. O amigo verdadeiro jamais se aproveitará das fraquezas do outro. Ele é sincero de coração.
b) O verdeiro amigo sabe ouvir.
Uma das melhores e mais importantes qualidades do amigo verdadeiro é que ele sabe escutar. Isto é tudo, pois nem a panela de pressão suportaria o calor que recebe, não fora o suspiro. Todos nós necessitamos desabafar com alguém. O amigo verdadeiro pode exercer esse papel.

c) Pessoa de confiança.
Aqui é segurança íntima que caracteriza a pessoa do amigo. O amigo verdadeiro é de confiança. Jamais trairá a confiança do amigo. Jamais falará mal de seu amigo pelas costas, na sua ausência. Ele é sempre fiel. “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”. ( Pv 17.17).
d) O verdadeiro amigo nos aceita com somos.
Não perde tempo em discutir o jeito de pensar, de agir, de ver e de sentir as coisas do amigo. Simplesmente aceita como ele é mesmo quando as diferênças sejam enormes. Terá sempre paciência em cada momento da vida do amigo,mesmo quando ele cometer erros saberá perdoá-lo.
e) O verdadeiro amigo estará presente nos momentos mais difíceis.
Ele estará presente nos momentos mais variados da vida do amigo. Sempre estará ao seu lado. Não importa onde ou quando nem as circunstâncias que esteja passando. Esse presença é suficiente para fazer o amigo se sentir seguro. Nos faz lembrar de Rute e suas noras: “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti “. ( Rute 1.16-17).
f) O verdeiro amigo nos ajuda na coquista dos nossos objetivos.
Sonhar com os objetivos é uma prática presente na vida do ser humano. Ele nasceu para vencer.Deus o dotou de sonhos, de vontade de lutar pela sua sobrevivência e perpetuação de sua espécie. Numa ejaculação normal, no momento da relação sexual é depositado no útero aproximadamente 80 a 100 milhões de espermatozóides. Mas somente um consegue realizar a fecundação. Isto quer dizer que um só espermatozóides conseguiu sair vencedor. E este á a pessoa. O amigo será um companheiro na luta pela conquista de seus sonhos.




g) O verdeiro amigo é mais chegado que um irmão.
“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão”. ( Pv. 18.24).
Além da definição que se dá a irmão ou irmã, como sendo alguém que é filho ou filha do mesmo pai e da mesma mãe, bilógicamente falando ou adoptiva, pode-se chamar irmão também aquele que se tem laço forte de amizade, tendo o mesmo significado de amigo. Aqui é talvez aquele que chega para o amigo e lhe diz:” Você é o irmão ou a irmã que eu não tive”. É este que as vezes a presença é tão marcante que o autor dos Provérbios diz: MAIS CHEGADO QUE UM IRMÃO.
2. Os falsos amigos.
Os falsos amigos são cartacterizados em pessoas estão perto de nós, apertam a nossa mão, nos abraçam, fazem festa quando nos vê, mas na realidade, são amigos falsos. Eles são comparados como:
a) Amigos da onça.
Veja esta estória:
O João ia caçar e convidou um amigo pra ir com ele O Zé, João; - Zé, você é meu amigo e não quero que nenhum mal lhe aconteça, então vamos fazer um teste antes:

João: - Se nós estivermos no meio do mato a aparecer uma onça o que você faz?
Zé:- Eu dou um tiro nela.

João:- E se a espingarda não tiver bala?
Zé:- Eu bato nela com a espingarda.

João:- E se você esta sem espingarda?
Zé:- Eu taco uma pedra nela.

João; - E se não tiver uma pedra.
Zé; - Eu subo numa arvore.

João; - A onça sobe em arvore também.
Zé; - Eu entro num buraco.

João:- E se não tiver nenhum buraco

Zé:- PERA AI JOÃO!
VOCE É MEU AMIGO OU AMIGO DA ONÇA?
b) O amigo falso é comparado a um animal selvagem. O animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma.
c) O amigo falso é satírico, irônico e crítico. O amigo falso aparece em diversas ocasiões desmascarando seus interlocutores ou colocando-os nas mais embaraçosas situações. Sempre a criticar e a satirizar o amigo.
d) Ele faz reuniões com seus amigos.
Fazem reuniões com amigos e "esquece" de te convidar ou inventa alguma desculpa como motivo para não te convidar.
e) Alguns provérbios sobre os falsos amigos.

• Não há pior inimigo que um falso amigo.
Provérbio inglês
• "Seja verdadeiro consigo mesmo e não seja falso com os outros."
(Francis Bacon)
• "O falso amigo e a sombra só nos acompanham quando o sol brilha."
(Benjamin Franklin)
• Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem; o animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma. (Buda)
• Melhor e a vida de luta e batalhas do que viver uma vida de mentiras e falsidade. (Beto Braga)
3. O AMIGO VERDADEIRO. Se você se frustrou co os amigos que você escolheu, te apresento Jesus que é o melhor amigo em quem você pode confiar. Ele, sim, faz a diferença. Nele você pode confiar. Amém. Pr. Isaías Oliveiras Soares.
Bibliografia: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

7 comentários:

  1. Excelentíssimo Pai!

    Fico orgulhosa com suas colocações, expressões e sabedoria encantadora...

    Te agradeço por tudo, conselhos, ensinamentos..Faz bem recordar, que meu 1º professor de Português foi o senhor, lembras?rs.Tudo que hoje sei e sou agradeço o seu empenho e investimento..
    Muito Obrigada!
    Deus continue te capacitando cada vez mais...
    Sua filha que te ama muitoo...

    Ada Rebeka

    ResponderExcluir
  2. Ler este texto me fez lembrar os cultos às terças-feiras,a medida que lia pude comtemplar seus gestos, sua fala, seu modo tão expressivo de se colocar.Agradeço a Deus por ser amiga e contemporãnea de tão habilidoso escritor. Você sabe "fazer história" como ninguém.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Pr. Isaias.
    saudades da sua presença conosco e mais ainda das suas palavras sinceras. Fica com Deus que ele continue te inspirando sempre.
    feliz dia do amigo!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Pr. Isaías! Amei o texto sobre o amigo mais chegado q um irmão! infelizmente não conseguimos ver uma amizade assim, com raríssima excessão. As amizades são muito superficiais e interesseiras e isso nos choca bastante. Graças a Deus tenho alguns amigos sinceros, q são a minha riqueza. Muito interessante observar q junto desses amigos as vezes não falamos nada, só estar ao seu lado , já é muito bom. Continue fazendo amigos e conservando os velhos. Estou incluida nos velhos, não? rsrsrsrs Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Este é um grande mestre, pastor, professor e um grande amigo, dos filhos, família, ovelhas, etc. e com bastante sabedoria fez esse especial cometário sobre o dia do amigo. Parabéns e que o Senhor te abençoe mais e mais.

    ResponderExcluir
  6. Que Deus continue te dando sabedoria para que a sua vida continue sendo benção para outras vidas!!

    abraço pastor!!

    ResponderExcluir
  7. Grande homem de Deus, que saudades!! Que Deus continue te usando poderosamente, e que vidas venham ao encontro de Cristo através de ti, Deus é contigo sempre!!
    Tânia.(sobrinha de duzinha)

    ResponderExcluir