Menu

terça-feira, 11 de maio de 2010

A Insatisfação Humana, Um mal Necessário

A INSATISFAÇÃO HUMANA UM MAL NECESSÁRIO
Pr. Isaías Oliveira Soares


Às vezes sentimos a falta de alguém com quem partilhar nossos sentimentos temores, receios, necessidades, duvidas, questionamentos, desabafos... em fim... tudo. O que será que faz com que todo mundo sinta-se assim e se porte assim; mesmo tendo alguém especial ao lado? É aquela de estar navegando sobre águas doces e sentindo sede. É estar no meio de uma multidão e se sentindo só. É como estar rodeados de deuses, e sentindo a falta DE UM DEUS.É estar lidando com comida e morendo de fome. Morrendo de dormir e com sono.É estar cansado de estar descansado.É estar trabalhando para não trabalhar.É estar trabalhando para conseguir trabalho.É correr atrás de alguma coisa para reclamar.Em fim, o ser humano, como sempre, insatisfeito! Agur no livro de Provérbios,faz uma afirmação:" A sanguessuga tem duas filhas:Dá e Dá.Estas três coisas nunca se fartam;e com a quarta,nunca dizem: Basta! A sepultura; a madre estéril; a terra que não se farta dágua; e o fogo; nunca dizem basta!” ( Pr 30.15-16). Isto não é novidade não.E muito menos, coisas do mundo hodierno. É tão antigo quanto a existência do homem. O ato de se sentir insatisfeito está atrelado ao jeito de ser dos homens. É o instinto de que falam tanto os psicólogos, os psicanalistas:
Instinto designa em psicologia, etologia, biologia e outras ciências afins predisposições inatas para a realização de determinadas sequências de ações (comportamentos) caracterizadas sobretudo por uma realização estereotipada, padronizada, pré-definida. Devido a essas características supõe-se uma forte base genética para os instintos, ideia defendida já por Darwin[1]. E nos animais: os
Instintos são típicos do comportamento animal, sobretudo com relação a comportamentos que favorecem a sobrevivência da espécie (acasalamento, busca de alimento, construção de ninhos, fuga). Os comportamentos instintivos podem assumir formas muito complexas, com longas sequências de ações especializadas para determinados fins (ex. a reprodução e a alimentação de insetos)[1].
Há uma definição no latim.
Instinto [do latim instinctu] – 1. Tendência natural; aptidão inata. 2. Força de origem biológica, própria do homem e dos animais superiores, que atua de modo inconsciente, espontâneo, automático, independente de aprendizado. 3. Espécie de inteligência rudimentar que dirige os seres vivos em suas ações, à revelia de sua vontade e no interesse de sua conservação. O instinto torna-se inteligência instinto, age-se sem raciocinar; pela inteligência, raciocina-se antes de agir. No homem, confundem-se freqüentemente as idéias instintivas com as idéias intuitivas. Estas últimas são as que ele hauriu, quer no estado de desdobramento, quer nas existências anteriores e das quais ele conserva uma vaga lembrança.
Podemos afirmar que a insatisfação no ser humano é um mal necessário. É uma pulsão para a aquisição de coisas materiais e espirituais. Sem ela,dificilmente o ser humano correria em busca do sucesso, da aquisição de coisas indispensáveis á sua sobrevivência na terra.A necesidade de se abrigar contra o sol e a chuvaa, fez com que o homem inventasse a casa. A necesidade de se proteger contra as doenças, fez o homem inventar os remédios, as vacinas, os laboratórios. A necessidade de avançar correndo contra o tempo e o espaço fez o homem inventar os veículos motorizados.Quando estes já não mais atingiam as suas aspirações,devido à falta de estradas que pudessem viabilizar o avanço para suas viagens, o homem inventou o avião ( Santos Dummond).Mais rapidez para a comunicação, ele inventou a INTERNET. E daqui pra frente, o que será ele vai inventar? Pois o ser humano continua insatisfeito. E a cada dia busca dar vasão cada vez mais à sua insatisfação. Em termos espirituais, o homem vai ficando cada vez mais longe dos propósitos e interesses divinos. Aumenta cada vez mais a distância entre o Criador e suas criaturas.Razão por que tantas coisas absurdas estão estampando nas primeiras páginas da mídia. É que a carência de satisfação é tão grande que o ser humana busca cada vez mais satisfazê-la.Mas, essa satisfação está cada vez mais longe dele, visto que ele está buscando-a em direção contrária. Deus está em outra direção.O Homem precisa enxergar que Deus não está na satisfação do homem a seus instintos.Ele está eperando pelo homem onde quer que ele esteja Deus está pronto para se fazer revelar ao homem.Afinal,se cumpre o que dissera Agostinho:” O HOMEM TEM UM VAZIO DO TAMANHO DE DEUS “. Só Deus pode preenchê-lo.Convido meu caro internauta para permitir que ele preencha o seu vazio.Deixe Deus resolver esta insatisfação.Ceda espaço para ele e sua história mudará completamente.Amém.Pr. Isaías Oliveira Soares.
Bíbliografia
PULSÕES ou INSTINTOS: http://www.psiqweb.med.br/persona/freud.html
Os insttintos in: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários:

  1. LOUVEMOS A DEUS PELA GDE SABEDORIA DADA À ESSE GDE HOMEM E SERVO. PARABÉNS. APRENDEMOS MTO COM VC. PAZ.

    ResponderExcluir
  2. A sanguessuga (Fruto Sagrado)

    Assim é a natureza humana:
    Quanto mais tem, mais quer!
    Sempre insatisfeita, faminta, insaciável,
    Quer porque quer, porque quer...
    Um vazio incomoda a alma, nada a satisfaz
    A sanguessuga sempre quer mais
    Poder, dinheiro, sexo e até rock'n roll
    são as regras do jogo impostas pelo deus Amon

    A sanguessuga tem duas filhas: dá, dá!

    Assim caminha a humanidade:
    De abismo em abismo num poço sem fim.
    Cegos demais pra perceber
    Que o vazio no peito é do tamanho de Deus!
    Que a fome da sanguessuga é fome de Deus!
    Que o vazio no peito é do tamanho de Deus!
    Que a fome da sanguessuga é fome de Deus!

    A sanguessuga tem duas filhas: dá, dá!

    ResponderExcluir