Menu

sábado, 8 de maio de 2010

VÁRIOS TIPOS DE MÃES

Varios tipos de Mães
Pr. Isaías Oliveira Sores
No segundo domingo de maio de cada ano, comemora-se o Dia das Mães.A comemoração é muito questionada.Uns atribuem-na a uma origem mitológica, na Antiga Grécia,a entrada da primavera que era festejada em honra a Rhea, a esposa de Cronus e mãe de Zeus,considerada na cultura grega, a Mãe dos deuses.
Há muitas outras razões, como a que acabamos de ver,associadas às de que as comemorações do Dia das Mães,é uma prática pagã,e ai entram as idéias
conservadorísticas,casuístas,regionais, nacionalistas associadas ao maxismo
avassalador muito em voga nos dias
hodiernos em quase todos os países.
No início do século XVII, a Inglaterra dedicou o quarto domingo às mães operárias inglesas, a partir de que este dia passou a ser conhecido como o MOTHERING SUNDAY ( O Domingo das Mães).Nesse dia as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães e levavam o (mothering cake),um bolo de presente para elas.
Mas foi a norte americana ANA JALVIS,de Filadélfia,que em 1907 iniciou a campanha para se instituir o DIA DAS MÃES. Ana perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Então preocupadas com aquele sofrimento,algumas amigas suas tiveram a idéia de perpetuar a lembrança de sua mãe com uma festa. Ana desejou que a homenagem fosse estendida a todas as mães. O desejo de Ana foi concretizado em 1914. O então presidente Woodrow Wilson,oficializou a data.No Brasil, foi o presidente Getúlio Vargas que decretou a oficialização da data em 1932.Mas o que eu pretendo aqui é chamar a atenção para os vários tipos de mães que se conhece.Vejamos:
1. Mãe de filhos deficientes. A Bíblia relata um acontecimento que gerou uma deficiência física.Está em II Sm 4.4 “ Jônatas,filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés; era da idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as nóticias da morte de Saul e de Jônatas; então sua ama o tomou e fugiu;sucedeu que, apressando-se ela a fugir,ele caiu, e ficou manco. Seu nome era Mefibosete”.E é difícil imaginar o trabalho que tem uma mãe que tem filho deficiente. Toda e qualquer deficiência,requer de uma mãe um cuidado interminável.Mas a mulher é uma vencedora.Uma heroína.Ela consegue superar os obstáculos para manter o filho deficiente vivo e sem discriminação.
2. Mãe de filho insensato.( Pv 10.1 ) “ O filho ´sabio alegra a seu pai,mas o filho insensato e a tristeza de sua mãe”. Quantas mães por ai tem de curtir uma grande tristeza, por causa de filhos insensatos.Apesar de tudo, a mãe não desiste. Elas estão sempre em oração a Deus intercedendo pela libertação de seu filho insensato.
3. Mãe de filhos ingratos. Quantas mães foram abandonadas em abrigos,asilos,circunscritas a um cômodo sem nenhum conforto,ao léu da sorte pelos próprios filhos. Certamente no Dia das Mães, muitas mães passarão o dia sem notícias sequer,desses filhos ingratos. Salomão, no livro de Provérbios cap. 23.22 aconselha: “ Ouve a teu pai,que te gerou, e não desprezes a tua mãe quando envelhecer”. As Escrituras também nos dizem: “ Honra a teu pai e a tua mãe que é primeiro mandamento com promessas,
Para que te vá bem, e sejais de longa vida sobre a terra." ( Ef 6.2,3).
4. Mães de filhos dasaparecidos. Quantas mães cujos filhos sumiram, sem deixar vestígios. Passam mesess, anos e nenhuma notícia. O que será que sente o caração de um filho que resolve desaparecer de casa...abandonar até a sua própria mãe ? As estatísticas mostram que só no Brasil são 50 mil desaparecidos por ano. Claro que dentro desta cifra alta, estão vários casos de tráfico de menores. Mas ai estão também os casos de pessoas que desaparecem sem-quê-sem-pra-quê. Conheço um caso de um rapaz que desapareceu de casa e a família ficou 14 anos sem notícias. Após, apareceu e voltou a dar alegria a sua mãe.
5. Mãe de filhos violentos. As estatísticas para este tipo de situação é grande.Filhos violentos que praticam violência verbal e muitas vezes, a violência física. Certo dia eu ouvi de um adolescente que mataria sua mãe. Estava trentando equacionar um problema de indisciplina no Colégio onde lecionava, junto com a Diretora e a mãe daquele adolescente. Quando os dois começaram a discutir. E ai aquele rapaz, ameaçou a sua própria mãe de morte. Que mundo estamos vivendo. Os valores morais estão sendo relegados a nada ou a quase nada. Deus tenha misericórdia de nós!
6. Mães de filhos descartáveis. Inda que pareça extranho este título, mas é uma forma de chamar a atenção de todos para este mal que está sendo praticado no Brasil em alta escala. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde ( OMS),feitos por estimativa e, antes de serem publicaodos,já foram divulgados pela Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos, através do O GLOBO, é na América do Sul onde ocorre o maior número de abortos clandestinos no mundo. Vindo em segundo a América Central e em terceiro, a África. O Brasil é o campeão mundial,pois são consumados 1,4 milhão de abortos clandestinos por ano.Mas do que todos os países da América reunidos. Já pensou se sua Mãe, meu querido leitor, tivesse abortado de você? E se Maria tivesse abortado de Jesus?
O que seria da humanidade?
Que Deus abençõe a todas as mães do mundo. Deus abençoe também os filhos que possam valorizar muito a sua mãe. Curtí-la muito enquanto ela está viva. Não adianta um túmulo condígno, um bonito mausoléu,se em vida, pouco ou nada fizemos por ou para ela. Você que tem uma mãe viva. Aproveite este Dia das Mães para homenageá-la. Mesmo que você não possa dar-lhe um presente à altura de que ela merece. Mas abrace-a. Agradeça-lhe o sacrifício que ela teve de tê-lo no seu ventre durante os nove meses.E de tolerar as suas travessuras na infância.E dolerar ainda a sua frieza e desprezo. A Mulher foi o ser criados por Deus para nos dar este exemplo de força, coragem, resignação, habilidade, esperteza,persistência, fidelidade, submissão, caráter, e que mais diria? Encerro estas notas evocando as palavras de Abrãao Lincoln, grande estadista norte amercicano.: “ Mãos que embalam o berço, governam o mundo”.
E o que seria do mundo sem as mães? O ser humano já teria sido extinto da terra. Ou estaria em extinção. UM FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS AS MÃES! Pr Isaías Oliveira Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário