Menu

domingo, 7 de fevereiro de 2010

O CARNAVAL

O CARNAVAL


Pr. Isaias Oliveira Soares

Frases de Carnaval: O povo toma pileques de ilusão com futebol e carnaval. São estas as suas duas fontes de sonho. (Carlos Drummond de Andrade)

O carnaval é a época de esquecer-se dos problemas, soltar a franga, beber todas e curtir a festa... (desconhecido)



O carnaval é uma coisa estranhíssima; eu me vi dentro dele, como todo mundo, enquanto vítima e ator. (Édouard Manet)

Carnaval é assim, toda grandeza de uma esplêndida apresentação, muito brilho, muita animação, mas na quarta feira, retorna o inferno e a queimar se vê toda a alegria com a chegada da realidade num imenso caldeirão, devolvendo a rotina da vida ao coração. (Paulo Master)

É assim. O mundo se prepara para mais um Carnaval. Nos lugares onde não há Carnaval, há outra festa semelhante, a Micareta. Mas os olhos de todo o mundo estão fixos no Brasil. A Terra do Carnaval, o Império do Samba, O Império da Beleza, o Império da Alegria, são os termos utilizados para caracterizar esta festa que tem no Brasil, o seu maior momento. Entretanto,necessitamos analisar os efeitos desastrosos que o Carnaval traz.. O Carnaval é:

1. A Festa da Carne. Vale carne ou carne vale. Vale tudo.Em nome da alegria são permitidas coisas que em outro momento seriam erradas.

A Bíblia condena as obras da carne: “Ora as obras da carne são conhecidas, e são: prostituição, impureza, lascívia idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro como antes vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gálatas 5.19-21) (ARA).

2. A Festa da Orgia. A festa sem limites morais; bacanais, e desperdícios. Nudismo que não se verifica em nenhuma época. Veja o que Jesus fala sobre a orgia: “ Acautelai-vos por vós mesmos,para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as conseqüências da orgia,da embriaguez...” Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que tem de suceder, e estar em pé na presença do Filho do Homem. “(S. Lucas 21. 34,36)

3. A Festa da Ilusão. Muitos esperam esse dia para beberem livremente, o que não conseguem fazê-lo por todo o ano... terminam na quarta-feira de cinzas... O Apóstolo Paulo alertou a Igreja em Roma dizendo:” Andemos dignamente, como em pleno dia, não em impudicícias e dissoluções,... Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupiscências. ”(Rm 13. -14).

4. A Festa do Desperdício. Milhões de reais saem dos cofres públicos para sustentação da festa. Um dos prefeitos de uma das grandes capitais de nosso território brasileiro, dando uma entrevista a uma Rede de Televisão,em Fevereiro de 2007,afirmou que tinha liberado uma verba de 25 milhões de reais para cobrir as despesas do Carnaval daquele ano, enquanto milhares de famílias moram nas encostas, expostas ao perigo aos desabamentos, que se verificam todo ano no período chuvoso, deixando milhares de vítimas Milhares de outras famílias que vivem na linha da pobreza e miséria, (ganham menos que 4 dólares diários) e os que comem lixo. Isto não é justo.

5. A Festa do Marketing. A festa é cheia de ações que beneficiam uma minoria privilegiada. Pois nem todos podem comprar um Abada,ou fantasias das Escolas de Samba. O Carnaval, portanto é uma festa de exclusão.

6. A Festa das Máscaras. Durante o Carnaval, esconde-se o ser que é cada um folião. As máscaras dão aparente segurança para se soltar e fazer o que tem vontade, para se fazer o que guardou durante todo o ano.

7. A Festa da Promiscuidade. Todo o ano após o Carnaval, as estatísticas policiais são estarrecedoras. Mães solteiras, crianças sem pais. Em 2003 um Juiz da Infância aqui de Salvador falou em uma entrevista que 72 crianças necessitavam de adoção.Elas que foram geradas durante o período carnavalesco. Ocorrem também muitos estupros, infidelidade conjugal, etc.

Que Deus tenha misericórdia do Brasil e todos os países onde o Carnaval acontece!

Um comentário:

  1. Carnaval, è uma festa a qual traze prazer momentanéos, passageiro! e q prazer só no momento após só tisteza e tudo enfim...
    Sabemos q só em Jesus encontramos a Verdadeira Felicidade!

    ResponderExcluir