Menu

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Seis razões para se comemorar o Natal de Jesus

Seis Razões para se comemorar o Natal de Jesus
Pr. Isaías Oliveira Soares
Chegamos mais uma vez às comemorações do Natal de Jesus. Parece ser a data mais polêmica que se conhece. São inúmeras as polêmicas que levantam sobre o observar esta data, que não quero polemizar, pois já escrevi várias vezes sobre o assunto que pode ser visto no meu Blog, com o clicar Pr. Isaías Oliveira Soares, no Google, e logo terá acesso às dezenas de artigos postados sobre vários assuntos, inclusive sobre o Natal. Mas quero apresentar aqui dez razões para se comemorar o Natal em nossas Igrejas.
1. Devemos comemorar o Natal de Jesus, porque é uma data como outra qualquer que observamos: Aniversário de grupos musicais, corais, Círculos de oração, Templos, Fundação de Obra, aniversários de Líderes, bodas de prata, de ouro, e até de anos passados frente à direção da Igreja que pastoreia. Em muitos casos, estas comemorações, a última é feitas às vezes como um insulto, pois se sabe que o que o pastor não está bem diante da Igreja que pastoreia. A Igreja que está sofrendo esta comemoração, queria era se ver livre desse pastor que o Pr. Eliúde Soares chamava de “Pés imperceptíveis”. Quando se refere às comemorações do Natal, aí é idolatria, é paganismo, é Tradição dos Anciãos. “Mas a sabedoria é justificada pelos seus filhos, disse Jesus.” Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos”. Mateus 11:19.
2. Devemos comemorar porque o anfitrião da festa merece-o. Não se está festejando Papai Noel, nem nenhuma entidade do calendário religioso deste ou daquele grupo religioso. Mas é Jesus que está sendo festejado. A Bíblia diz que diante de dele “se dobrarão todos os joelhos dos que estão no céu, na terra e debaixo da terra” (Fp 2.10). Os que são contra estas comemorações, fazem comemorações de aniversário de nascimento, de seus filhos, de seu casamento, de noivados, de tudo... Menos o aniversário de nascimento de Jesus. Só porque não se sabe com precisão a data de seu nascimento? Mas não se está comemorando a data e sim o evento. O importante aqui não é saber se foi Dezembro, Janeiro ou Julho, como o querem muitos historiógrafos, mas sim QUE ELE NASCEU.
3. Devemos comemorar por uma questão didática. Todo o mundo está com a sua atenção voltada para o acontecimento que mudou a história da humanidade- o Natal de Jesus. Portanto, é uma oportunidade ímpar que temos para mostrar ao mundo a verdade sobre o nascimento de Cristo. Por que Ele nasceu. Para quem ele Nasceu e ainda Para que Ele nasceu. Há uma data melhor e mais adequada para se falar do Nascimento de Jesus, como essa? Quando Jesus evangelizou a mulher samaritana, ele lhe falou de água. Por quê? Porque ela estava lidando com água. Ela viera buscar água. Ela estava com sua atenção voltada para o líquido precioso de que tanto precisava. Jesus então aproveitou esta oportunidade para lhe falar de da Água Viva. Veja como funcionou, pois logo ela entendeu. “Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá”. (Jo 4.11-16) No natal temos a maiore melhor oportunidade de mostrar ao amundo as razões de seu nascimento. Então,deixemos de lado as polêmicas, que não edificam e celebremos com alegria o aniversário daquele cuja vida mudou a história da humanidade, e nossa em especial!
4. Devemos comemorar para não sermos considerados casuístas. Usamos a prática para tantos outros eventos de menor importância, em comparação com o aniversário de Jesus. Fazem cultos de aniversários de todos, e quando é para comemorar o aniversário de Jesus, é idolatria, é Tradição dos Anciãos, é abominação, é paganismo? ”Dois pesos e duas medidas são abomináveis ao Senhor” (Pv 20.10). 5. “Devemos comemorar porque é uma oportunidade que a Igreja tem para glorificar aquele que nasceu por obra e graça do Espírito Santo, e como os anjos o fizeram:” Glória a Deus nas alturas paz na terra boa vontade para com os homens.” (Lucas 2. 14) e ainda uma chance para oferecer o que é de melhor de suas vidas: O sincero louvor. Os Reis Magos ofereceram o que foi de melhor que caracterizava o seu reconhecimento para com o recen- nascido: OURO, INCENSO E MIRRA. Não será uma oportunidade também para nós ofertarmos A ELE o melhor de nós?
5. Devemos comemorar o Natal, pois é uma forma de interiorizar nas crianças e adolescentes as verdades sobre o Nascimento de Jesus. Se a Igreja não comemorar, perderemos a oportunidade de inculcar nos nossos filhos o verdadeiro ensino da Palavra de Deus como Deus orientou a Moisés em Deuteronômio cap. 6. “6-9.” E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”. Se não comemoramos o Natal, perdemos a oportunidade de descaracterizar os símbolos criados e massificados pela mídia muito comun nesta época que enchem a cabeça de nossas crianças de muito lixo: tais como, os sapatos colocados atrás da janela,para que tarde da noite Papai Noel venha trazer os brinquedos. Os Papais Noés colocados ao vivo nos pontos estratégicos das cidades ( Shopings, Centros Comerciais, Calçadoões,Praças Feiras livres, etc.) atraindo crianças e até dultos para tirar fotos. E ainda o Papai Noel se tornando o centro das comemorações do Natal. Isto tudo pode ser descaracterizado, num momento como a noite de Natal.
6. Devemos comemorar porque os cultos natalinos fazem bem a todos. Exceto a uma minoria que acreditam serem as festividades natalinas uma prática pagã. Entendemos que há muitas coisas associadas às comemorações que não tem nada a ver com Jesus. Então tiremos dos festejos do Natal as coisas que não tem nada a ver com Jesus: o Papai Noel, e os variados símbolos que não tem nenhuma relação com o anfitrião da festa: JESUS. E TENHAMOS UM NATAL CHEIO DE AMOR. DA GRAÇA DO SENHOR JESUS, CORAÇÕES AGRADECIDOS E MUITO LOUVOR E ADORAÇÃO A AQUELE QUE MERECE A HONRA O LOUVOR, A ADORAÇÃO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS, AMÉM! Pr. Isaías Oliveira Soares.

4 comentários:

  1. A minha vida inteira, vi e participei de varias comemoraçoes de Natais nas igrejas, muitas delas lindissimas e outras um tanto "sem graça",já vi até pastores que nao permitem a comemoraçao do natal na igreja. O que sinto é que o Natal perdeu o sentido de nascimento de Jesus e nós devemos tentar resgatar isso nos corações do mundo todo, é uma missão quase que impossivel, mas é a nossa missão. Muito bom esse artigo, como todos os outros, Parabéns, pela dedicaçao a obra de Deus e pelo esforço em fazer com que tudo seja muito bem esclarecidos para todos os leem. Dani Soares

    ResponderExcluir
  2. Louvo a Deus pelas razões apresentadas para comemoração do Verdadeiro Natal. Concordo que o natal moderno não se compara com o natal de Jesus, pois este natal moderno é comercial, superticioso, humanista e profano. No entanto não devemos deixar de comemorarmos o verdadeiro e cristocêntrico natal que nos trás uma linda e relevante mensagens espiritual e salvífica!!
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei tudo o que foi dito. Jesus é ontem hoje e sempre.Bem sei o quanto tenho me servido Dele. Um beijo no coração de toda sua família. Não sabia deste lado religioso, que maravilha, colega, que o Senhor te abençoe volte Sua face para ti lhe conceda saúde e Sua paz. Beijos e abraços, Vera Paraíba (do Cleto Araponga).

    ResponderExcluir
  4. Natal é Natal, sempre foi e será O Natal" porque Jesus nasceu, nasce e sempre nascerá nos corações das pessoas que creem na sua Volta!!!

    ResponderExcluir