Menu

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

OS TRÊS TIPOS DE LOUCOS

Os Três Tipos de Loucos
Pr. Isaías Oliveira Soares
( Mensagem Pregada no dia 22 de agosto de 2010 no Templo da Assembléia de Deus em Conceição da feira – Bahia ).
Há pelo menos três tipos de loucos como:
1. Os que perderam suas faculdades mentais. Os doentes mentais, os doentes da cabeça. Ou ainda segundo Aurélio, aquele que perdeu a razão, doido, alienado, demente. Também se diz por aí que o louco é aquele que rasga dinheiro, joga pedra e come fezes. Desse tipo de pessoas estão cheios os Manicômios espalhados pelo Brasil e pelo Mundo. Mas o profeta Isaías, porta voz do Senhor quando se referiu à Salvação, disse:
“E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão”. ( Is 35.8). Peçamos Deus misericórdia por centenas e milhares que estão perambulando pelas ruas e estradas da vida, alem de internados nos mancômios, por que não tem juizo.
2. Os que vivem como se Deus não existisse.( Pv 8.1-5).
São aqueles que vivem como se Deus nunca existisse ou nunca existiu. Ou talvez como um mau pai que tivesse gerado um montão de flhos e os dexasse ao éu da sorte, abandnados pelas ruas. E onde estão eles? O texto aqui mencionado mostra que estão em todos os lugares e em números estarrecedores. Pela localização onde clama a Sabedoria e pelo termo indeterminado a minha voz se dirige aos filhos dos homens, dá pra gente entender que são muitos os que vivem nesta condição: Como se Deus não existisse.Veja o texto: (Pv 8. 1-5) “NÃO clama {porventura} a sabedoria, e a inteligência não dá a sua voz?
No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas se coloca.
Da banda das portas {da} cidade, à entrada da cidade, {e} à entrada das portas está clamando:
A vós, ó homens, clamo; e a minha voz {se dirige} aos filhos dos homens.
Entendei, ó simples, a prudência: e {vós}, loucos, entendei {de} coração.”
3. Os que se esquecem de viver o presente.

Estes se esquecem de tudo o que seja aqui e agora. Sua visão está direcionada ao futuro.
Não se envolve com nada que seja diversão, ou passatempo nem se envolve com algo que tenha qualquer sentido religioso. Sua preocupaçao é com futuro. Conta-se que o certo cidadão. Era desse tipo, depois de se casar, teve dois filhos. Então começou a se preocupar com o futuro deles. Contas, cheques especiais, cartões de créditos e propriedades, e mais propriedades eram adquiridas com o fim de propiciar o melhor futor para seus dois filhos. Tudo deu errado. O rapaz, ainda adolescente morreu de over doze de cocaína. E ainda desgatado com esta notícia trágica para qualquer pai, tomou conhecimento de que a sua filha, tambem adolescente, estava envolvida com um traficante. Triste, o homem disse: “Preocupei-me tanto com futuro de meus filhos e me esqueci de cuidar do presente deles”. Pense no seu presente, viva para Deus, viva com Deus. Durecione os seus passos na presença de Deus, vivendo o aqui e agora com responsabildade. Viva para sua família. Dê a seus filhos a atenção que eles necessitam. E sua vida e a de seus filhos terão um futuro maravilhoso.
Veja o que nos diz a Bíblia. ( Lc 12. 16-20)”
“E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância.
E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?
E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens.
Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.
Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”.Pela leitura podemos tirar algumas conclusões:
• Era um homem próspero, v.16; O campo de um homem rico produziu com aundânca...
• Era um homem solitário,como toda pessoa que só pensa no futuro, verso 17- E arrazoava consigo mesmo... Ele era uma homem que não tinha com quem conversar, se ele só se preocupava com o trabalho, com futuro ?
• Ele era um homem preventivo,v 17. Que farei, pois não tenho onde recolher os es bens.
• Era um homem idealista. V. 18 “destruirei os meus celeiros e reconstrui-los-ei maiores.”
• Era um homem egoísta. Nos Vs. 17,18, 19,20, a narração se desenvolve na 1ª pessoa: consigo mesmo, que farei, não tenho, meus frutos, farei isto...etc. Entao direi à minha alma...Este indivíduo não ouvia ninguém. Até a esposa foi excluída de sua vivência de seus cálculos.
Neste momento entra Deus na história desse homem que só se preocupava com seu futuro financeiro. V. 19, 20.
Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.
Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”.Pela leitura podemos tirar algumas conclusões:
Louco,portanto, é aquele que pensa no futuro e se esquce de viver o aqui agora. Que Deus tenha misericórdia de nós!

Um comentário:

  1. ANA- poxa pai o Senhor sempre com palavras sábias e edificantes gostei muito desse comentario q o senhor postou, saudades viu? bjs

    ResponderExcluir