Menu

domingo, 29 de agosto de 2010

A Loucura de Homens Ilustres

A Loucura de homens ilustres
Pr. Isaías Oliveira Soares
Define-se Loucura, segundo a Psicologia, uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados “anormais” pela sociedade. Este termo é produto de muita controvérsia até entre Psicólogos, Psiquiatras envolvendo os pensadores de várias décadas. Segundo muitos pensadores contemporâneos, a loucura não é um fenômeno fundamentalmente oposto ao da chamada racionalidade ou normalidade. A loucura é interior à razão- eis a proporção notável muitas vezes posta sob suspeita, tão espantosa que se resiste a aceitar. Se a loucura é algo com que convive, paradoxalmente é algo difícil de falar. É mais fácil falar da loucura alheia do que entender suas próprias loucuras. Que fique bem definido que a loucura que trato aqui não é aquelas praticadas pelos débeis mentais, aqueles que portam um atestado de louco ou aqueles que perderam o juízo, ou ainda aqueles que, no conceito popular atiram pedra contra os outros, rasgam dinheiro e comem fezes. A loucura é praticada muitas vezes por pessoas conhecidas e veneradas como um exemplo de sensatez e que teve uma vida pautada por atitudes nobres e sensatas. Às vezes o indivíduo é tentado a odiar em nome do amor, a fazer guerra, em nome da paz, a destruir vidas, em nome da salvação, a matar em nome de Jesus. Estes atos são praticados por pessoas de quem não se espera. Vejamos algumas dessas loucuras:
1. Tiago e João: Por pouco cometiam um ato de loucura pedindo para descer fogo sobre os Samaritanos, simplesmente por alguns na quiseram lhe hospedar. Por pouco a cidade toda seria incendiada por causa de uma atitude decisão louca projetada por Tiago e João.
“E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor quer que digamos que desça fogo do céu e os consuma como Elias também fez?
Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia. ( Lc 9. 54-56).
E quem eram aqueles disicipulos? Eles são citados em Gl 2. 9, juntamente a Pedro como colunas da Igreja. E quem era João? Era aquele discipulo a quem Jesus amava e conhecido mundialmete nos meios evangélcos e bíblicos neotestamentários, como O APÓSTOLO DO AMOR.
2. Abraão. Nem o nosso pai na fé conseguiu escapar desse momento que todo o mundo enfrenta e às vezes se rende à prática de uma LOUCURA. Abraão, quem nos é um grande exemplo de fé, de despreendimento, de sensatez, quando resolveu o problema de intriga entre os seus pastores e os pastores de seu sobrinho Ló. O maior exemplo de adorador, que não se apartava de um altar. Deixando um exemplo de vida dirigida por Deus, até quando mandou buscar uma esposa para o seu filho Isaque. Tudo, na santa direção de Deus. Até Melquisedeque veio reconhecer a figura humana, uma das mais exitosas do Antigo Testemento, a quem entregou o dízimo. Até tu Abraão caiste na tentação de cometer um ato de locura! Além de manter relações sexuais com a empregada, insinuado pela sua esposa,( Gn 16), pediu a sua esposa que ao entrar no Egito mentisse a todos que ela era sua irmã e não sua esposa. Por pouco a linhagem da qual viria Jesus, estaria comprometida, não fora a intervenção de Deus. E vejam as consequências:
Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.
E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa.
E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó.
Feriu, porém, o SENHOR a Faraó e a sua casa, com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.
Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher?
Por que disseste: É minha irmã? Por isso a tomei por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.
3. Moisés:
Conhecido como uma servo de Deus respeitado até pela cultura secular como o grande lider, emancipador, profeta, legislador, O HOMEM MAIS MANSO DA TERRA! ( Nm 12. 3) De repente vê-se enredado por essa coação de um povo de dura cerviz e sedento. Na primeira vez, tudo bem a coação do povo serviu como um empurrão para junto a Deus buscar a solução. Fere a rocha. Ela dá água, o povo se alegra.( Ex 17). Mas, na segunda vez, a rocha simplesmente teria de ser ordenada. Não ferida. E ai Moisés feriu a rocha duas vezes. Parece uma falha sem muitas proporções. Mas Paulo nos diz que aquela rocha era Jesus. Moises cometeu essa loucura de fazer o que Deus não mandou. E não foi essa vez, não. Uma outra oportunidade, Mosés quebrou as tábuas contendo os DEZ MANDAMENTOS.
“Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.
E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o SENHOR; e se santificou neles”. ( Nm 20.9-13).
4. Exemplos que a história nos conta:
a) Um certa mulher, casada, esposa dum fiel e dedicado servo de Deus, obreiro de uma Igreja Assembléia de Deus. Gerou dez filhos. Venerada por toda comunidade onde vvia Bem quista no círculos assembleianos onde seu esposo pastoreava.Criava seus filhos de acordo com a Palavra de Deus. De repente, um ato de loucura: A mulher foge de casa com um indivíduo, deixando o esposo com os dez filhos, alguns dos quais ainda pequenos. Terrível escândalo para a Igreja e a Cidade onde vivia.
b) Na realização do Primeiro CAPED, Julho de 1973, o pastor Pimentel de Carvalho contou-nos um fato ocorrido no Estado do Paraná, ode ee pastoreava. Um pastor, consagrado servo de Des dirigia uma Igreja. De repente, começou a fazer loucuras, que se fazia necessário a sua mudança para outro campo. A mesa Diretora envia-lhe uma comissão. Ele não recebe a comissão. Vão os próprios membros da Mesa. Tambem não foram recebidos por ele. Vai o proprio presidente e tenta um diálogo. QUEM MANDA AQUI SOU EU. NÃO TENHO NADA A VER COM CONVENÇÃO. MEU NEGÓCIO É COM DEUS E NÃO COM A CONVENÇÃO! Os membros da Mesa resolveram orar e entregar aquele pastor e as loucuras que estava fazendo nas mãos de Deus. Pouco tempo depois, Deus mandou uma praga de formigas em sua residência. Saiam formigas de todos os cantos da casa (cozinha, baneiro, sala e até nos quartos. Ninguém entrendia e não tinha remédio que fizesse deter a ação das formigas. Aquela pastor correu e arranjou um caminhão para mudar com urgência, só aí praga de forigas cessou. Mas quando ele acabou de colocar a mdança em cima do caminhão arrastou os bhabitantes daquela cidade tocou foguete pois se viu livre daquele pastor e de suas loucuras.
c) Há dezenas e centenas de casos que são registrados no dia a dia que envolvem pessoas de toda as índoles e de todas as possições sociais e até pastores renomados de grandes Igrejas. Loucuras das mais diversas prejudicando a própria carreira e sucesso, além de comprometer a unidade da sociedade que representam. Quando estas loucuras são feitas um meio mundo de gente é prejudicada pois a imagem daqueles líderes, fica arranhada. O referencial pastoral, ministerial, familiar, e propria liderança fica solapada.Tudo por causa de um momento insólito de loucura. Que Deus nos ajude a nos manermos firmes e vigilantes. E o meu amado leitor, vigie,pois se os grandes e ilustres homens bíblicos não conseguiram escapar, avalie nós? Você pode ser a próxima vítima dessa hora traumática para qualquer servo de Deus.

Origem: Wikipédia
Diconário de Psicologia

Um comentário:

  1. Caro Pr Isaias,

    Obrigado por esta pena e inspiracao de seus artigos e mensagens.
    Estamos desenvolvendo mais dois blogs de sermoes e mensagens, acesse e segui-os vou colocar os seus sermoes e mensagens la.

    www.sermoesqueavivam.blogspot.com
    www.mensagensqueavivam.blogspot.com
    www.bibliotecadopastor.blogspot.com

    Abracos primo

    Pr Eliel Amaral Soares
    www.prelielsoares.blogspot.com

    ResponderExcluir