Menu

terça-feira, 6 de abril de 2010

A Autodisciplina

Autodisciplina

O que poucos sabem é que esta é a chave para o sucesso
________________________________________

Autodisciplina é a habilidade de disciplinar a si mesmo, controlando o próprio comportamento para atingir determinadas metas. Ela requer responsabilidade, objetivos claros, regras e métodos. Podemos usá-la em todas as áreas de nossa vida, mas, certamente, a que mais exige esta capacidade é a profissional. Mesmo uma pessoa com diversos talentos necessita de uma boa dose de disciplina para poder lidar com seu potencial e administrá-lo. O resultado? O sucesso!
Daniel Carvalho Luz, professor do curso de pós-graduação em Administração de Recursos Humanos da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), observa que, quando encontramos uma pessoa que se mostra verdadeiramente bem-sucedida em quase tudo o que faz, em geral descobrimos que ela busca levar uma vida autodisciplinada.
"O papel da autodisciplina é gerenciar o nosso talento. Quando temos talento e não temos autodisciplina somos como um 'polvo de patins': há muito movimento, mas nunca se sabe se iremos para frente, para trás ou para os lados", define Daniel, autor do livro Insight. "Sem autodisciplina, nada conseguimos realizar; não haverá crescimento em nenhuma dimensão da vida, inclusive na dimensão profissional, que é a que mais demanda esta característica", acrescenta.

Veja AQUI técnicas para se disciplinar
Para a psicóloga Sandra Marques, consultora de carreira da DBM Brasil, a autodisciplina é cada vez mais necessária na sociedade contemporânea. "Com tantos caminhos alternativos que nos são oferecidos, se as pessoas não aprenderem a se autodisciplinar, vão ficar perdidas. O mundo 'global' de hoje exige que você seja mais específico nas suas escolhas para que, durante a jornada, possa ter um aprendizado contínuo e uma evolução permanente. Essas escolhas precisam ser disciplinadas para que você mantenha sua excelência", indica Sandra.
O professor Daniel Luz entende que esta capacidade de regular a própria conduta e de controlar conscientemente as circunstâncias em que se vive não é apenas um traço da personalidade, e pode, sim, ser desenvolvida aos poucos e da maneira correta. "A autodisciplina é a capacidade de controlar nossa vida. Logo, não é inata, mas uma habilidade aprendida", reitera.
Fonte:Mulherinvest / MSN Mulher

por Mônica Vitória | 18/03/2010

A Bíblia dá muito valor a autodisciplina chamando-a de Temperança em Galátas cap. 5 verso 23, na versão ARC ( Almeida Revista e Corrigida) e Domínio Próprio na ARA (Almeida Revista e Atualizada).Em ambas as citações, há indicação de que a Temperança é a qualidade ou virtude de quem é moderado ou de quem modera apetites e paixões.Ou ainda, a arte de dominar os seus desejos,seu ímpeto, instintos; e é como Salomão diz-nos:” Como cidade derribada,que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.”( Pv 25.28 ).E o domínio próprio foi um dos tópicos da mensagem de Paulo dirigida a Félix, registrado em Atos 24. 24-26.Pedro chama o domínio próprio como uma das virtudes cristãs, em sua segunda Epístola 1.6. Assim sendo a nossa colunista concorda com o texto sagrado no que diz respeito a AUTODISCIPLINA. E EU CONCORDO EM NÚMERO EM EM GRAU COM ELA, especialmente quando ela traça técnicas para o indivíduo se audisciplinar, pois quando a Bíblia chama Temperança, Domínio Próprio, ela os chama de fruto do espírito e logo está atribuindo circunstâncias de tempo e de espaço visto que o fruto passa pelo processo de madurecimento. Há portanto um aprendizado contínuo e uma evolução permanente. E finalmente, a nossa colunista cita o prof, Daniel Luz ,que por sua vez diz que a capacidade do indivíduo de controlar seus instintos não é apenas um traço da personalidade,pode inclusive ser desenvolvida aos poucos e de maneira correta. E conclui dizendo que a autodiscplina não é inata e sim aprendida.
Obrigado: Pr. Isaías O.Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário