Menu

sábado, 19 de dezembro de 2009

UM NATAL DIFERENTE
Pr. Isaías Oliveira Soares
Chegou mais um Natal. Todo o mundo cristão sonha com este momento ímpar na história dos povos. Todos os atos da humanidade giram em torno deste período.O 13º salário,a compra do carro novo,a troca do carro por um melhor, a pintura ou reforma da casa,a entrega ou recebimento de presentes,o reveillon,a ornamentação da casa,a arrumação da árvore de Natal,o gordinho Papai Noel ao vivo ocupando os espaços nos shoppings da cidade postando em lugares para as fotos com as crianças e até adultos que desejam saciar,talvez uma sede infantil,recalcada por anos a fio.As igrejas,num sentido quase generalizado,se preparam para as comemorações do Natal de Jesus.É também uma época de polêmica.Contra a data,quanto ao Papai Noel,quanto as realizações religiosas e em fim,quanto a tudo o que se diz respeito às comemorações do Natal.Veja algumas dessas polêmicas:
1. Quanto à origem do Natal
25 de dezembro era uma data "pagã, podendo ser de origem solar... A Saturnal dos Romanos a precedia" (Nelson*'s Enciclopédia). Era ainda a data "da antiga festa Romana em homenagem ao Sol" (celebrando o nascimento do deus-Sol), segundo a American Encyclopedia. "A Saturnal era uma festa de prazeres desenfreados... A data do Natal foi fixada na mesma época" (M de Beugnot - História, Vol. 2, pág. 265). "A Igreja... voltando ao paganismo... precisava ter suas festas, e acabou por dar nomes cristãos às festas pagãs já existentes... identificando o Natal à pior das festas pagãs... fixaram para aquela data o nascimento de Cristo. (Aquela data) representava um dos piores princípios do paganismo -- o poder reprodutivo da natureza... A Igreja criou as festas chamadas cristãs, para substituir as pagãs... paganizando o Cristianismo... a fim de manter satisfeitas as mentes carnais do povo" (J. N. Darby - Col. Writtings, Vol. 29). Agostinho registrou que o povo estava tão determinado a ter festas que o clero se sujeitou a isso!
2. Quanto à data 25 de dezembro
Outra objeção comum ao Natal está relacionada com a guarda•de 25 de dezembro como sendo o aniversário de Cristo. Freqüentemente instam que Cristo não podia ter nascido no dia 25 de dezembro (geralmente porque os pastores não teriam seus rebanhos nos campos de noite naquele mês), portanto, no dia 25 de dezembro, não podia ter sido seu aniversário. Como se isso não bastasse é também apontado de que 25 de dezembro era a data de um festival no Império Romano no quarto século, quando o Natal era largamente celebrado nesse dia.
É verdade que parece não haver evidência como sendo o aniversário de Cristo nessa data.
Mas, e com respeito ao fato de ser 25 de dezembro a data de um festival pagão? Isto não prova que o Natal é pagão?
3. Quanto a Papai Noel (Santa Claus)
Provavelmente a coisa que mais incomoda aos cristãos sobre o Natal mais do que qualquer coisa, é a tradição do Papai Noel. A objeção para esta tradição inclui o seguinte: [1] Papai Noel é uma figura mística incluído com atributos divinos, incluindo onisciência e onipotência; [2] quando as crianças aprendem que Papai Noel não é real, eles perdem a fé nas palavras dos seus pais e em seres sobrenaturais; [3] Papai Noel distrai a atenção de Cristo; [4] a história de Papai Noel ensina as crianças a serem materialistas. Em face de tais objeções convincentes, pode-se dizer algo de bom do Papai Noel.

Antes de examinar cada uma destas objeções, deve se notar que, o Natal pode ser celebrado sem o Papai Noel. Retire Papai Noel do Natal e o Natal permanece intacto. Retire Cristo do Natal, no entanto, e tudo que sobre é uma festa pagã. Sejam quais forem nossas diferenças individuais de como tratar o assunto de Papai Noel com as nossas crianças, como Cristãos nós podemos concordar com este tanto.
4. Quanto à Árvore de Natal

Árvores de Natal

Um dos poucos elementos sobre a celebração tradicional do Natal, dos que se opõe a isso, afirmam o que diz na Escritura sobre árvores de Natal. Especificamente pensa-se que em Jeremias 10:2-4 Deus explicitamente condenava árvores de Natal: “Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais dos céus, embora com eles se atemorizem as nações. Porque os costumes dos povos são vaidade; cortam do bosque um madeiro, e um artífice o lavra com o cinzel.”

Certamente há uma semelhança entre a coisa descrita em Jeremias 10, e a árvore de Natal. Semelhança, no entanto, não é igual à identidade. O que Jeremias descreveu era um ídolo – uma representação de um falso deus – como o verso seguinte mostra: “Como o espantalho num pepinal, não podem falar; necessitam de que os levem, pois não podem andar. Não tenhais receio deles; não podem fazer o mal, nem podem fazer o bem.” (v.5) •.
5. As comemorações natalinas não estão na Bíblia
O argumento básico e comum apresentado contra o Natal é de que não se encontra na Bíblia. Muitos cristãos, e também grupos como as Testemunhas de Jeová, sentem de que o fato de não estar mencionado nas Escrituras, não é, portanto para ser observado. De fato, as Testemunhas argumentam que desde que as únicas pessoas na Bíblia que celebravam o seu aniversário o de Faraó (Gn 40:20-22) e o de Herodes (Mt 14:6-10), Deus tem uma visão obscura a respeito de celebrações de aniversário em geral.
Sendo assim, eles sentem, que Deus não aprovaria a celebração do aniversário de Jesus.
Contra argumento: Olha meus amados irmãos. Há muitas coisas que não constam na Bíblia:O Fumo.Não consta nada sobre o cigarro e muito menos sobre o ato de fumar.Por isso o crente pode fumar?Assaltar também não consta do texto sagrado. O cristão pode assaltar? A palavra TRINDADE não consta na Bíblia, e por isso o crente não deve crer na doutrina da Trindade? No livro de Ester não faz uma única referencia a Deus. No entanto,excluem-se o livro de Ester da Bíblia?


6. As festas natalinas são as Tradições dos Anciãos de Mt 15.2
Este é outro argumento contra a comemoração do Natal. É o que afirmam ser uma tradição dos anciãos, referida por Jesus em Mt 15.2
a tradição que emanava do "deus deste mundo" (II Co 4:4), brotou por meio do paganismo, foi transplantada para o Cristianismo por antepassados infiéis, e aperfeiçoada pela Igreja de Roma, "a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra" (Apoc 17:5). Assim como as crianças são levadas a acreditar em Papai Noel, a Cristandade tem sido enganada por cegos que são guias de cegos (Lc 6:39). O "espírito Natalino" não vem do Espírito Santo mas trata-se de "outro espírito" (II Co 11:4). "O espírito do mundo" (I Co 2:12) "não é do Pai, mas do mundo" (I Jo 2:16).
Contra argumento: A festa Natalina nada tem a ver com as Tradições dos Anciãos, que era Interpretação oral-escrita da Lei de Moisés, com muita coisa adicionada, chegando a ter autoridade quase igual a da própria Lei, entre fariseus. ( Mt 5.43) por isso mesmo foi denunciado por Jesus porque os fariseus tentavam invalidar os mandamentos de Deus,valorizando os seus próprios raciocínios.Quando se comemora o Natal de Jesus,não se estar invalidando os santos mandamentos de Deus e sim dando louvor a aquele que veio mudar o curso da história da humanidade.
Razões para se comemorar o Natal de Jesus
1. Devemos comemorar o Natal de Jesus, porque é uma data como outra qualquer que observamos: Aniversário de grupos musicais, corais, Círculos de oração, Templos, Fundação de Obra, aniversários de Líderes, etc.
2. Devemos comemorar porque o anfitrião da festa merece-o. Não se está festejando Papai Noel, nem nenhuma entidade do calendário religioso deste ou daquele grupo religioso. Mas é Jesus que está sendo festejado.A Bíblia diz que diante de dEle “ se dobrarão todos os joelhos dos que estão no céu,na terra e debaixo da terra”( Fp 2.10).
3. Devemos comemorar por uma questão didática. Todo o mundo está com a sua atenção voltada para o acontecimento que mudou a história da humanidade- o Natal de Jesus.Portanto,é uma oportunidade ímpar que temos para mostrar ao mundo a verdade sobre o nascimento de Cristo.Por que Ele nasceu. Para quem ele Nasceu e ainda Para que Ele nasceu.
4. Devemos comemorar para não sermos considerados casuístas quando usamos a prática para tantos outros eventos de menor importância, em comparação com o aniversário de Jesus. Faz-se cultos de aniversários de todos, e quando é para comemorar o aniversário de Jesus,é idolatria,é Tradição dos Anciãos,é abominação,é paganismo?”Dois pesos e duas medidas são abomináveis ao Senhor” (Pv 20.10).
5. Devemos comemorar porque é uma oportunidade que a Igreja tem para glorificar aquele que nasceu por obra e graça do Espírito Santo, e como os anjos o fizeram:” Glória a Deus nas alturas paz na terra boa vontade para com os homens.” (Lucas 2. 14) e ainda uma chance para oferecer o que é de melhor de suas vidas: O sincero louvor. Os Reis Magos ofereceram o que foi de melhor que caracterizava o seu reconhecimento para com o recen-nascido:OURO, INCENSO E MIRRA.Não será uma oportunidade também para nós ofertarmos A ELE o melhor de nós?
6. Devemos comemorar porque os cultos natalinos fazem bem a todos. Exceto a uma minoria que acreditam serem as festividades natalinas uma prática pagã. Tiremos dos festejos do Natal as coisas que não tem nada a ver com Jesus. O Papai Noel, e o variados símbolos que não tem nenhuma relação com o anfitrião da festa: JESUS. E TENHAMOS UM NATAL CHEIO DE AMOR. DA GRAÇA DO SENHOR JESUS,CORAÇÕES AGRADECIDOS E MUITO LOUVOR E ADORAÇÃO A AQUELE QUE MERECE A HONRA O LOUVOR, A ADORAÇÃO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS,AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário