Menu

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A ENFERMIDADE ESPIRITUAL

A Enfermidade Espiritual
Pr. Isaías Oliveira Soares

(Um estudo rápido sobre a enfermidade espiritual e suas conseqüências no relacionamento entre o Povo Cristão e Deus)
Isaías 59.1-12
a) UMA AFIRMAÇÃO: Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.v.1.
b) O ELEMENTO CAUSADOR DA ENFERMDADE ESPIRITUAL: Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça v.2..
c) O MAL ESTÁ EM NOSSAS MÃOS: Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.v.3.
d) A FALTA DE REFERENCIAIS ESPIRITUAIS: Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade.v.4
e) O PECADO É REPRODUZIDO NO DIA DE TODOS OS SERVOS DE DEUS: Chocam ovos de basilisco, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e, quebrando-os, sairá uma víbora.v.5.
f) O QUE PRODUZIMOS NÃO É SUFICIENTE PARA ATRAIR AS ALMAS: As suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obras de iniqüidade, e obra de violência há nas suas mãos.v.6.
g) A PREDISPOSIÇÃO PARA O PECADO ESTÁ PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA; Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas.v.7.
h) A PRÁTICA DO PECADO DEIXOU-NOS MAL HABITUADOS. Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz.v.8
i) O AGIR DE DEUS ESTÁ LONGE, POIS DEIXAMOS DE PERMITIR QUE ELE INTERHAJA EM NOSSA VIDA; Por isso o juízo está longe de nós, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão.v.9
j) O ESTADO EM QUE SE CHEGA QUANDO FICAMOS DOENTES ESPIRITUAIS; Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos.v.10.
k) UM SINAL DE QUE AINDA ESTAMOS VIVOS: QUANDO COMEÇAMOS A SENTIR A NECESSIDADE. Todos nós bramamos como ursos, e continuamente gememos como pombas; esperamos pelo juízo, e não o há; pela salvação, e está longe de nós.V.11
l) QUANDO NÓS COMEÇAMOS A RECONHECER AS NOSSAS TRANSGRESSÕES AI COMEÇAMOS A ENCONTRAR A SOLUÇÃO: Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; porque as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniqüidades;V.12
m) A RESPOSTA DE DEUS: II CRÕNICA 7.14


“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

domingo, 29 de agosto de 2010

A Loucura de Homens Ilustres

A Loucura de homens ilustres
Pr. Isaías Oliveira Soares
Define-se Loucura, segundo a Psicologia, uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados “anormais” pela sociedade. Este termo é produto de muita controvérsia até entre Psicólogos, Psiquiatras envolvendo os pensadores de várias décadas. Segundo muitos pensadores contemporâneos, a loucura não é um fenômeno fundamentalmente oposto ao da chamada racionalidade ou normalidade. A loucura é interior à razão- eis a proporção notável muitas vezes posta sob suspeita, tão espantosa que se resiste a aceitar. Se a loucura é algo com que convive, paradoxalmente é algo difícil de falar. É mais fácil falar da loucura alheia do que entender suas próprias loucuras. Que fique bem definido que a loucura que trato aqui não é aquelas praticadas pelos débeis mentais, aqueles que portam um atestado de louco ou aqueles que perderam o juízo, ou ainda aqueles que, no conceito popular atiram pedra contra os outros, rasgam dinheiro e comem fezes. A loucura é praticada muitas vezes por pessoas conhecidas e veneradas como um exemplo de sensatez e que teve uma vida pautada por atitudes nobres e sensatas. Às vezes o indivíduo é tentado a odiar em nome do amor, a fazer guerra, em nome da paz, a destruir vidas, em nome da salvação, a matar em nome de Jesus. Estes atos são praticados por pessoas de quem não se espera. Vejamos algumas dessas loucuras:
1. Tiago e João: Por pouco cometiam um ato de loucura pedindo para descer fogo sobre os Samaritanos, simplesmente por alguns na quiseram lhe hospedar. Por pouco a cidade toda seria incendiada por causa de uma atitude decisão louca projetada por Tiago e João.
“E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor quer que digamos que desça fogo do céu e os consuma como Elias também fez?
Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia. ( Lc 9. 54-56).
E quem eram aqueles disicipulos? Eles são citados em Gl 2. 9, juntamente a Pedro como colunas da Igreja. E quem era João? Era aquele discipulo a quem Jesus amava e conhecido mundialmete nos meios evangélcos e bíblicos neotestamentários, como O APÓSTOLO DO AMOR.
2. Abraão. Nem o nosso pai na fé conseguiu escapar desse momento que todo o mundo enfrenta e às vezes se rende à prática de uma LOUCURA. Abraão, quem nos é um grande exemplo de fé, de despreendimento, de sensatez, quando resolveu o problema de intriga entre os seus pastores e os pastores de seu sobrinho Ló. O maior exemplo de adorador, que não se apartava de um altar. Deixando um exemplo de vida dirigida por Deus, até quando mandou buscar uma esposa para o seu filho Isaque. Tudo, na santa direção de Deus. Até Melquisedeque veio reconhecer a figura humana, uma das mais exitosas do Antigo Testemento, a quem entregou o dízimo. Até tu Abraão caiste na tentação de cometer um ato de locura! Além de manter relações sexuais com a empregada, insinuado pela sua esposa,( Gn 16), pediu a sua esposa que ao entrar no Egito mentisse a todos que ela era sua irmã e não sua esposa. Por pouco a linhagem da qual viria Jesus, estaria comprometida, não fora a intervenção de Deus. E vejam as consequências:
Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.
E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa.
E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó.
Feriu, porém, o SENHOR a Faraó e a sua casa, com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.
Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher?
Por que disseste: É minha irmã? Por isso a tomei por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.
3. Moisés:
Conhecido como uma servo de Deus respeitado até pela cultura secular como o grande lider, emancipador, profeta, legislador, O HOMEM MAIS MANSO DA TERRA! ( Nm 12. 3) De repente vê-se enredado por essa coação de um povo de dura cerviz e sedento. Na primeira vez, tudo bem a coação do povo serviu como um empurrão para junto a Deus buscar a solução. Fere a rocha. Ela dá água, o povo se alegra.( Ex 17). Mas, na segunda vez, a rocha simplesmente teria de ser ordenada. Não ferida. E ai Moisés feriu a rocha duas vezes. Parece uma falha sem muitas proporções. Mas Paulo nos diz que aquela rocha era Jesus. Moises cometeu essa loucura de fazer o que Deus não mandou. E não foi essa vez, não. Uma outra oportunidade, Mosés quebrou as tábuas contendo os DEZ MANDAMENTOS.
“Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.
E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o SENHOR; e se santificou neles”. ( Nm 20.9-13).
4. Exemplos que a história nos conta:
a) Um certa mulher, casada, esposa dum fiel e dedicado servo de Deus, obreiro de uma Igreja Assembléia de Deus. Gerou dez filhos. Venerada por toda comunidade onde vvia Bem quista no círculos assembleianos onde seu esposo pastoreava.Criava seus filhos de acordo com a Palavra de Deus. De repente, um ato de loucura: A mulher foge de casa com um indivíduo, deixando o esposo com os dez filhos, alguns dos quais ainda pequenos. Terrível escândalo para a Igreja e a Cidade onde vivia.
b) Na realização do Primeiro CAPED, Julho de 1973, o pastor Pimentel de Carvalho contou-nos um fato ocorrido no Estado do Paraná, ode ee pastoreava. Um pastor, consagrado servo de Des dirigia uma Igreja. De repente, começou a fazer loucuras, que se fazia necessário a sua mudança para outro campo. A mesa Diretora envia-lhe uma comissão. Ele não recebe a comissão. Vão os próprios membros da Mesa. Tambem não foram recebidos por ele. Vai o proprio presidente e tenta um diálogo. QUEM MANDA AQUI SOU EU. NÃO TENHO NADA A VER COM CONVENÇÃO. MEU NEGÓCIO É COM DEUS E NÃO COM A CONVENÇÃO! Os membros da Mesa resolveram orar e entregar aquele pastor e as loucuras que estava fazendo nas mãos de Deus. Pouco tempo depois, Deus mandou uma praga de formigas em sua residência. Saiam formigas de todos os cantos da casa (cozinha, baneiro, sala e até nos quartos. Ninguém entrendia e não tinha remédio que fizesse deter a ação das formigas. Aquela pastor correu e arranjou um caminhão para mudar com urgência, só aí praga de forigas cessou. Mas quando ele acabou de colocar a mdança em cima do caminhão arrastou os bhabitantes daquela cidade tocou foguete pois se viu livre daquele pastor e de suas loucuras.
c) Há dezenas e centenas de casos que são registrados no dia a dia que envolvem pessoas de toda as índoles e de todas as possições sociais e até pastores renomados de grandes Igrejas. Loucuras das mais diversas prejudicando a própria carreira e sucesso, além de comprometer a unidade da sociedade que representam. Quando estas loucuras são feitas um meio mundo de gente é prejudicada pois a imagem daqueles líderes, fica arranhada. O referencial pastoral, ministerial, familiar, e propria liderança fica solapada.Tudo por causa de um momento insólito de loucura. Que Deus nos ajude a nos manermos firmes e vigilantes. E o meu amado leitor, vigie,pois se os grandes e ilustres homens bíblicos não conseguiram escapar, avalie nós? Você pode ser a próxima vítima dessa hora traumática para qualquer servo de Deus.

Origem: Wikipédia
Diconário de Psicologia

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

OS TRÊS TIPOS DE LOUCOS

Os Três Tipos de Loucos
Pr. Isaías Oliveira Soares
( Mensagem Pregada no dia 22 de agosto de 2010 no Templo da Assembléia de Deus em Conceição da feira – Bahia ).
Há pelo menos três tipos de loucos como:
1. Os que perderam suas faculdades mentais. Os doentes mentais, os doentes da cabeça. Ou ainda segundo Aurélio, aquele que perdeu a razão, doido, alienado, demente. Também se diz por aí que o louco é aquele que rasga dinheiro, joga pedra e come fezes. Desse tipo de pessoas estão cheios os Manicômios espalhados pelo Brasil e pelo Mundo. Mas o profeta Isaías, porta voz do Senhor quando se referiu à Salvação, disse:
“E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão”. ( Is 35.8). Peçamos Deus misericórdia por centenas e milhares que estão perambulando pelas ruas e estradas da vida, alem de internados nos mancômios, por que não tem juizo.
2. Os que vivem como se Deus não existisse.( Pv 8.1-5).
São aqueles que vivem como se Deus nunca existisse ou nunca existiu. Ou talvez como um mau pai que tivesse gerado um montão de flhos e os dexasse ao éu da sorte, abandnados pelas ruas. E onde estão eles? O texto aqui mencionado mostra que estão em todos os lugares e em números estarrecedores. Pela localização onde clama a Sabedoria e pelo termo indeterminado a minha voz se dirige aos filhos dos homens, dá pra gente entender que são muitos os que vivem nesta condição: Como se Deus não existisse.Veja o texto: (Pv 8. 1-5) “NÃO clama {porventura} a sabedoria, e a inteligência não dá a sua voz?
No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas se coloca.
Da banda das portas {da} cidade, à entrada da cidade, {e} à entrada das portas está clamando:
A vós, ó homens, clamo; e a minha voz {se dirige} aos filhos dos homens.
Entendei, ó simples, a prudência: e {vós}, loucos, entendei {de} coração.”
3. Os que se esquecem de viver o presente.

Estes se esquecem de tudo o que seja aqui e agora. Sua visão está direcionada ao futuro.
Não se envolve com nada que seja diversão, ou passatempo nem se envolve com algo que tenha qualquer sentido religioso. Sua preocupaçao é com futuro. Conta-se que o certo cidadão. Era desse tipo, depois de se casar, teve dois filhos. Então começou a se preocupar com o futuro deles. Contas, cheques especiais, cartões de créditos e propriedades, e mais propriedades eram adquiridas com o fim de propiciar o melhor futor para seus dois filhos. Tudo deu errado. O rapaz, ainda adolescente morreu de over doze de cocaína. E ainda desgatado com esta notícia trágica para qualquer pai, tomou conhecimento de que a sua filha, tambem adolescente, estava envolvida com um traficante. Triste, o homem disse: “Preocupei-me tanto com futuro de meus filhos e me esqueci de cuidar do presente deles”. Pense no seu presente, viva para Deus, viva com Deus. Durecione os seus passos na presença de Deus, vivendo o aqui e agora com responsabildade. Viva para sua família. Dê a seus filhos a atenção que eles necessitam. E sua vida e a de seus filhos terão um futuro maravilhoso.
Veja o que nos diz a Bíblia. ( Lc 12. 16-20)”
“E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância.
E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?
E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens.
Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.
Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”.Pela leitura podemos tirar algumas conclusões:
• Era um homem próspero, v.16; O campo de um homem rico produziu com aundânca...
• Era um homem solitário,como toda pessoa que só pensa no futuro, verso 17- E arrazoava consigo mesmo... Ele era uma homem que não tinha com quem conversar, se ele só se preocupava com o trabalho, com futuro ?
• Ele era um homem preventivo,v 17. Que farei, pois não tenho onde recolher os es bens.
• Era um homem idealista. V. 18 “destruirei os meus celeiros e reconstrui-los-ei maiores.”
• Era um homem egoísta. Nos Vs. 17,18, 19,20, a narração se desenvolve na 1ª pessoa: consigo mesmo, que farei, não tenho, meus frutos, farei isto...etc. Entao direi à minha alma...Este indivíduo não ouvia ninguém. Até a esposa foi excluída de sua vivência de seus cálculos.
Neste momento entra Deus na história desse homem que só se preocupava com seu futuro financeiro. V. 19, 20.
Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.
Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”.Pela leitura podemos tirar algumas conclusões:
Louco,portanto, é aquele que pensa no futuro e se esquce de viver o aqui agora. Que Deus tenha misericórdia de nós!

sábado, 21 de agosto de 2010

DEUS AINDA ESCOLHE AS COISAS FRACAS PARA CONFUNDIR AS FORTES

Deus ainda escolhe as coisas fracas
Pr. Isaías Oliveira Soares
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor. ( I Co 1.28-31)
Louvamos a Deus,pois, aoesar de estarmos num mundo de exclusão,de discriminação,descaso e de preconceito,Deus ainda dirige o mundo. Ele ainda escolhe as pessoas desprezíveis aos olhos dos poderosos ( Rede Globo, Grupo Folha, Grupo Abril ) que esbanja a presunção de saber tudo e poder tudo. Deus está no seu lugar e merece a HONRA, A glóriA, o louvor e adoração e é ELE QUEM PÕE E DEPÕE . Amém! Leiam o artigo de Pedro R. Lima, professor UERJ Economia


"LULA O ANALFABETO"

É pouco ou quer mais?

FHC, o farol, o sociólogo, entende tanto de sociologia quanto o ex-governador de São Paulo e candidato, José Serra, entendem de economia. Lula, que não entende de sociologia, levou mais 50 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores; que não entende de economia pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos.
Lula, "o analfabeto", não privatizou as estatais, como fez o FHC, e as fortaleceu, tanto que hoje a Petrobrás é a 2º maior empresa de Petróleo do mundo e caminhando para ser a 1º. Os tucanos, capitaneados pelo FHC e pelos ex-governadores José Serra e Aécio Neves, querem por que querem voltar ao poder, para doarem aos grandes amigos ("Mui Amigos") empresários, o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Eletrobrás, BNDS, etc...
Lula, o “analfabeto”, que não entende de educação, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos, e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade.
Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas, elevou o salário mínimo de 64 para quase 300 dólares, e não quebrou a previdência como queria FHC.
Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo. Embora o PIG - Partido da Imprensa Golpista, liderados pelas Organizações Globo, Grupo Folha e Grupo Abril que entende de tudo, diga que não.
Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país à liderança mundial de combustíveis renováveis.
Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e enterrou o G-8.
Lula, que não entende de política externa nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu mandou às favas a ALCA, olhou para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista.
Lula, que não entende de mulher nem de negro, colocou o primeiro negro no Supremo Tribunal Federal (Ministro Joaquim Barbosa, desmoralizado pelos brancos de olhos azuis), uma mulher no cargo de primeira ministra, e pode fazê-la sua sucessora.
Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.
Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, criou o PAC, antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir, e hoje o PAC é um amortecedor da crise.
Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou a indústria automobilística a bater recorde de produção e vendas.
Lula, que não entende de português nem de outra língua tem fluência entre os líderes mundiais, é respeitado e citado entre as pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual. Foi eleito o homem do ano de2009, e é favorito para ganhar o Premio Nobel da Paz em2010.
Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, já tinha empatia e relação direta com Bush - notada até pela imprensa americana - e agora tem a mesma empatia com Obama.
Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador, é amigo do tal John Sweeny e entra na Casa Branca com credencial de negociador, lá, nos "States".
Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa, é ator da mudança geopolítica das Américas e do mundo.
Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.
Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um locutor de bravatas, faz história e será lembrado por um grande legado, dentro e fora do Brasil.
Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos Palestinos para dialogar com Israel.
Lula, que não entende nada de nada, de longe é o melhor que todos os outros. Tem uma aprovação popular de quase 85% do s brasileiros. +-170.000.000 (cento e setenta milhões) de brasileiros aprovam o seu governo.
Pense, o que este homem faria, se entendesse de alguma coisa?
Pedro R. Lima, professor UERJ Economia
Enquanto o preconceito estiver entranhado em nós, jamais estaremos abertos para entender que, por mais imperfeitos que sejamos, sempre temos algo de bom a ensinar e, na mesma medida, a aprender.

sábado, 7 de agosto de 2010

O DIA DOS PAIS

O DIA DOS PAIS
Pr. Isaias Oliveira Soares
Estamos às vésperas de mais uma comemoração, o Dia dos Pais. Como todas as outras datas, ela teve uma origem e sempre ligada a uma pessoa, mas quase sempre as comemorações são rodeadas de polêmicas, pois as vêem como algo ligado ao paganismo. Outros vêem como um marketing, pois aquece as vendas no comércio. Mas, eu vejo esta data como uma oportunidade para tecer alguns comentários que entendo vai ajudar a todos os que estão iniciando sua vida como Pai.
a) Sua origem.
A Wikipédia nos informa que O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. [1]
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.
A partir daí, a data passou a ser observada em quase todo o mundo. Variando apenas no dia e no mês que é comemorada que muda de país a país.
b) Tipos de Pais.
O Portal da Família apresenta alguns tipos de pais. Ei-los:
Exator = Faz cobranças minuciosas de tudo
Xerox = o filho tem que ser sua cópia perfeita
Expositor = exibe o filho como um produto numa feira
Autocrata = em casa, quem decide, sou eu
Frustrador = corta, pela raiz, qualquer iniciativa
Caxias = se a lei existe, é para ser cumprida
Chantagista = se não fizer isto, é porque não me ama
Irresponsável = resolva isto com sua mãe
Comerciante = só te dou isto, em troca daquilo
Desligado= ignora tudo o que diz respeito ao filho
Inseguro = quem sabe, pode dar tudo errado
Provedor = tranqüiliza-se dando coisas ao filho
Permissivo = o filho pode fazer tudo o que quiser
Proprietário = o filho é meu e faço dele e com ele o que quero.
Promotor= sempre encontra algo para acusar o filho
Educador= ajuda a desabrochar o adulto que está na criança
Formador= leva a sério a formação integral do filho
Democrata= dialoga para chegara um consenso
Disponível =reserva um tempo precioso para o filho
Observador = acompanha atentas as etapas do desenvolvimento do filho
Previdente =prepara o filho para aprender com os fracassos porvir
Agradecido =reconhece no filho um presente de Deus, aos seus cuidados
Libertador= alerta que a verdadeira liberdade é um bem que se conquista Responsável= paga o preço de nunca ser omisso
Religioso= revela que a vida não se limita aos horizontes terrenos.
Paciente= ensina que a maturidade não acontece sem tropeços
Esperançoso= acena para a luz, que está sempre no fim do túnel
Corajoso = enfrenta os combates pelo sentido da vida
Prudente= orienta afazer os passos, de acordo comas pernas
Realista =prepara o filho para viver muito além dos limites da família
c) A Função dos pais e sua importância.
Com a coletânea de pensamentos sobre a função dos Pais, de vários autores, quero homenagear a todos os PAIS do mundo.
As mais belas frases para o Dia dos Pais
• Pai é força
"PAI, a força e importância dessa simples palavra abrange todo amor do mundo, pai é o porto seguro de seu, o ponto para buscar forças e encontrar uma fonte inesgotável de amor, Pai é amigo, é amor, mas é mais que isso é Pai." (Luis Alves, frase dia dos pais)
• Oportunidades
"Todo homem tem o direito de errar e escrever sua própria história no livro da vida, mas desperdiçar a oportunidade de aprender com os pais que estão ao nosso lado não é muito sábio." (autor desconhecido)
• Ser pai
"Ser Pai é: Sorrir, Chorar, Sofrer, Gargalhar. Ser filho é: Agradecer todo o dia a oportunidade de ter um Pai como você." (autor desconhecido)
• Nosso mentor
"Um pai é mais do que um amigo, um herói, ele é nosso mentor, metaforicamente falando, é o piloto de nossa vida, o comandante que nos coloca no caminho e nos dá a oportunidade de seguirmos adiante, passo a passo, mas sempre debaixo de sua asa protetora." (Luis Alves, frases para o papai)
• A figura paterna
"A figura paterna é muito importante e forte para o filho. Muitas vezes o pai torna-se o grande herói e exemplo para seu filho, por isso é fundamental o relacionamento saudável e a imagem presente desse pai, que é um espelho para seus filhos." (Luis Alves, frase sobre dia dos pais)
• O pai que constrói
"O caráter pode se manifestar nos grandes momentos, mas ele é formado nos pequenos, um Pai constrói Homens." (Phillips Brooks, pequenas frases de dia dos pais)
• Um pai especial
"Pai uma pessoa especial! Pode fazer da sua história, a biografia mais bela já escrita, um enredo de vitórias, alegrias e conquistas." (Juan Gabriel, dia dos pais frases)
• A grande jornada
"A vida é uma jornada cheia de grandes experiências e momentos inesquecíveis. O dia dos Pais é um desses momentos que servem para reforçarmos nossos laços afetivos e somarmos felicidades a esse grande presente que é a família." (Luis Alves, frase dia dos pais)
• Aproteção de um pai
"Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai." (Sigmund Freud, frases sobre pais)
• A razão
"Quando um homem se dá conta de que seu pai talvez tivesse razão, normalmente tem um filho que crê que está equivocado." (Charles Wadsworth, frases dia dos pais)
• Conduta
"Conduta de pais, caminho de filhos." (Provérbio para o dia dos pais)
• Um pai presente
"Um pai presente é como a luz que guia o peregrino durante sua longa jornada, ajuda a escolher o melhor caminho, oferece o conforte e calor para que a jornada seja de sucesso e próspera." (Luis Alves, frases dia dos pais)
• Sabedoria
"É um homem sábio o que conhece a seu próprio filho." (William Shakespeare, frases sobre pais e filhos)
• Comportamento
"Comporta-te com teus pais como pretendes que teus filhos se comportem contigo." (Giacomo Leopardi, frases para pais e filhos)
• Herança
"Às vezes o homem mais pobre deixa os seus filhos a herança mais rica." (Ruth E. Renkel, frase dia dos pais)

• 3 letrinhas
"Pai é apenas uma palavra com três letrinhas, simples de pronunciar, muitas vezes é a primeira palavra que falamos quando crianças, no entanto seu significado é tão grande que poderíamos derivar frases, livros e tratados inteiros para explicar o que é ser pai." (Luis Alves, frases dia dos pais)
• Caráter Paterno
"Semeie um ato, e você colhe um hábito. Semeie um hábito, e você colhe um caráter. Semeie um caráter, e você colhe um destino, meu Pai, meu semeador." (Charles Reade, frase dia dos pais)
• Reflexo de pai
"O caráter é a fisionomia moral do homem, sou teu reflexo meu Pai." (Paolo Mantegazza, frases para o dia dos pais)
• Recordações de meu pai
"Não importa quem foi meu pai. O importante é que recordação eu trago na memória." (Anne Sexton)
• Convivência pai e filho
"Aprende-se a ser pai em convivência com o filho, sempre é bom uma reflexão sobre a paternidade ao longo das diferentes e diversas fases da vida do filho, pois o importante é saber que o presente modela o futuro." (Luis Alves, belas frases dia dos pais)
• Mestre
"Um Pai muitas vezes suplanta a sabedoria de mais de uma centena de mestres." (Cecília Antunes)
• Respeito
"Todo pai espera que seus filhos os tratem com o devido respeito e que saibam respeitar os demais. Mas toda moeda tem dois lados, os pais na mesma medida deve respeitar os filhos, para que dai nasça um relacionamento abençoado." (Frases sobre pais e filhos)
• Experiência paterna
"Antes de sermos pais e mães, somos seres humanos, passíveis de falhas e erros... então, a única coisa que podemos aconselhar aos nossos filhos, através de experiência já vivenciada, é como não repetirem os nossos erros." (Claudia Bellucci, frases de pais para filhos)
• Valores
"Um Pai conhece melhor cada filho e educa-os com objetivos personalizados para fortalecer bom o caráter e aumentar a base de valores dos filhos, fazendo desta fase de transição do mundo da fantasia ao início da idade da razão, um elo inquebrável de amor." (Luis Alves, frases sobre pais)
• Meu camarada
"Nada tão bonito como estas flores que pudesse simbolizar o grande amor que tenho por você, meu amigo, meu camarada, Meu Pai." (Autor Desconhecido)
• Responsabilidade de pai
"Sou o que sou hoje, porque meu pai me ensinou a ter responsabilidade. Ser responsável é assumir a si próprio." (Agrimar Santos)

Fonte:
Fonte: PE. Bolívar Hauck, MS
Informativo Salette, Ano XVI - Nº 135 - Agosto de 2003
www.nsrasalette.org.br
Portal da Família
Wikipédia