Menu

sábado, 24 de abril de 2010

Origem do Dia do Indio

Origem do Dia do Índio
No dia 19 de Abril é comemorado o dia do Índio no Brasil. A data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas em 1943.
Origem do Dia do Índio
O dia 19 de abril é lembrado como dia do Índio, devido a um acontecimento ocorrido em 1949 no México, no qual diversas lideranças indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.
Preocupados que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos” no congressos os indígenas não compareceram nos primeiros dias do evento. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, que tem como objetivo principal cuidar dos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.
Povos indígenas do Brasil
Os povos indígenas no Brasil incluem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam ou habitaram o território brasileiro, e cujas raízes remontam às Américas desde antes da chegada dos europeus a este continente, em torno de 1500.
Os povos indígenas do Brasil compreendem uma grande variedade de tribos e nações, muitos deles com laços culturais e territórios históricos que atravessam as fronteiras políticas atuais e adentram os países vizinhos. Embora sua organização social tenha sido geralmente igualitária e baseada em tribos pequenas, semi-nômades e independentes, houve exemplos de nações super-tribais envolvendo milhares de indivíduos e ocupando extensos territórios. Os indígenas do Brasil falavam e falam centenas de línguas diferentes, cujas origens e conexões ainda são pouco conhecidas. Sua cultura material e espiritual também é bastante diversificada, apesar de um fundo comum devido ao estilo de vida.
Muitas das tribos que existiam no país à época de Cabral desapareceram, quer absorvidas na sociedade dos colonizadores, quer dizimadas pela violência a que os índios em geral foram submetidos durante os últimos cinco séculos. Nesse período, nações inteiras foram massacradas ou escravizadas, explícita ou disfarçadamente, ou morreram de doenças e fome depois que suas terras foram tomadas e seus meios de sobrevivência foram destruídos. A catequização por missionários europeus levou ao desaparecimento de suas crenças religiosas e outras tradições culturais; e a relocação forçada provocou enorme mistura de povos. Muitas das comunidades indígenas que ainda sobrevivem enfrentam miséria, doenças, descaso das autoridades e discriminação pelo resto da sociedade.[2]

Origens e história

"Família de um chefe Camacã se preparando para a festa", por Jean-Baptiste Debret.
Pesquisas arqueológicas em São Raimundo Nonato, organizadas pela arqueóloga Niède Guidon no interior do Piauí, registram indícios da presença humana datados como anteriores a 10 mil anos.[3] A maioria dos pesquisadores acreditam que o povoamento da América do Sul deu-se a partir de 20 mil a.C.[4]
Indícios arqueológicos no Brasil apontam para a presença humana em achados datados de 16 mil a.C., de 14.200 a.C. e de 12.770 a.C. em Lagoa Santa (MG), Rio Claro (SP) e Ibicuí (RS).[4] Em Lapa Vermelha, (Minas Gerais), foi encontrado um verdadeiro cemitério com ossos datados em 12 mil anos, o primeiro dos quais encontrado por Annette Laming-Emperaire na década de 1970 e que foi "batizado" de Luzia[3] e que parecia mais aparentada com os aborígenes da Austrália ou com negrito das Ilhas Andaman.

Extermínio
Estimativas da população indígena na época do descobrimento apontam que existiam no território Brasileiro, mais de mil povos, sendo cinco milhões de indígenas. Hoje em dia, são 227 povos, e sua população está em torno de 400 mil. As razões para isso são muitas, desde agressão direta de colonizadores a epidemias de doenças para as quais os índios não tinham imunidade ou cura conhecidas.
Durante o século XIX, com os avanços em epidemiologia, casos documentados começaram a aparecer, de brasileiros usando epidemias de varíola como arma biológica contra os índios. Um caso "clássico", segundo antropólogo Mércio Pereira Gomes, é o da vila de Caxias, no Sul do Maranhão, por volta de 1816. Fazendeiros, para conseguir mais terras, resolveram "presentear" os índios timbira com roupas de pessoas infectadas pela doença (que normalmente são queimadas para evitar contaminação). Os índios levaram as roupas para as aldeias e logo os fazendeiros tinham muito mais terra livre para a criação de gado. Casos similares ocorreram por toda América do Sul[5] As "doenças do homem branco" ainda afetam tribos indígenas no Amazonas.[6]
Povos indígenas emergentes


Da esquerda para a direita: Dona Tereza Kariri, Bida Jenipapo-Kanindé, Cacique Pequena Jenipapo-Kanindé, Fernando Tremembé e Jamille Kariri. Participantes do II Encontro do Povo Kariri, realizado em Crateús - Ceará, em junho de 2007.
A partir das últimas décadas do século XX, aparecem novas etnias quando populações miscigenadas reivindicam a condição de povo indígena. Isto ocorre principalmente no nordeste brasileiro. São exemplos desse processo:
• Náua, no Parque Nacional da Serra do Divisor (Acre)
• Tupinambá, Maitapu, Apium e um grupo Munduruku desconhecido, na região do Alto Rio Tapajós (Pará)
• Kaxixó, na região de Martinho Campos e Pompeu, e Aranã, no Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais)
• Kariri, Kalabaça, Tabajara, Tapeba, Pitaguary, Tremembé, Kanindé no Ceará.
• Tupinambá, em Olivença, e Tumbalalá, em Abaré e Curaçá (Bahia)
• Kalankó, em Pariconha, e Karuazu, em Água Branca (Alagoas)
• Pipipã, em Ibimirim (Pernambuco)

Cultura


Há grande diversidade cultural entre os povos indígenas no Brasil, mas há também características comuns:
• A habitação coletiva, com as casas dispostas em relação a um espaço cerimonial que pode ser no centro ou não;
• A vida cerimonial é a base da cultura de cada grupo, com as festas que reúnem pessoas de outras aldeias, os ritos de passagem dos adolescentes de ambos os sexos, os rituais de cura e outros;
• A arte faz parte da vida diária, e é encontrada nos potes, nas redes e esteiras, nos bancos para homens e mulheres, e na pintura corporal, sempre presente nos homens;
• A educação das crianças se faz por todos os habitantes da aldeia, desde cedo aprendem a realizar as tarefas necessárias à sobrevivência, tornando-se independentes.
A família podia ser monogâmica ou poligâmica. Deixaram forte herança cultural nos alimentos, tendo ensinado o europeu a comer mandioca, milho, guaraná, palmito, pamonha, canjica; nos objetos, suas redes e jangadas, canoa, armadilhas de caça e pesca; no vocabulário: em topônimos como Curitiba, Piauí, etc; em nomes de frutas nativas ou de animais: caju, jacaré, abacaxi, tatu. Ensinaram algumas técnicas como o trabalho em cerâmica e o preparo da farinha. E deixaram no brasileiro hábitos como o uso do tabaco e o costume do banho diário.
No Brasil colonial os portugueses tiveram como aliados os índios aldeados, os quais se tornaram súditos da Coroa.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mundo das Tribos

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O mau hálito

O incômodo do mau hálito





Existe algo mais incômodo do que chegar perto de alguém com mau hálito? É também incômodo e constrangedor para aqueles que o tem. Pois se este é o seu caso, saiba que você não está sozinho: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 35% da população mundial sofre deste problema e muitas vezes nem percebe. O consolo é entender que existem tratamentos para solucionar a situação desagradável e que a halitose (ou mau hálito) serve de alerta de algo no organismo está fora de ordem.
A Bíblia se refere a Hálito,esse ar que sai dos pulmões durante a expiração,em vários textos.Hálito de Deus, Jó 4.9; O mau hálito do patriarca Jó, Jó 19.17; O hálito do Crocodilo cap 41.21;O hálito do Senhor, Isaías 40.7.

O MAU HÁLITO E SUAS RELAÇÕES COM AS DOENÇAS BUCAIS E SISTÊMICAS
Cerca de 75% dos casos de halitose (mau hálito) têm sua origem em um problema bucal. Outras causas do mau hálito são os distúrbios gástricos, infecções nos seios [maxilares/paranasais] e doença gengival grave? ? afirma o Dr. Mark Wolff, Ph.D., diretor de Odontologia Operativa da State University of New York, em Stony Brook.
O sucesso do tratamento depende da determinação de sua causa. Tão logo o dentista determine a causa, o tratamento pode começar1.
O mau hálito pode ser causado por:
• Fatores externos ? alimentos, como cebola e alho, e bebidas, como café e álcool, e o fumo;
• Má higiene bucal ? quando a placa bacteriana e resíduos alimentares não são completamente removidos;
• Enfermidade bucal ? gengivite e doença periodontal;
• Próteses totais ? formação da placa e acúmulo de resíduos nas próteses, que precisam ser limpas diariamente;
• Amígdalas ? as fendas (criptas) mais largas das amígdalas podem permitir que os resíduos se acumulem na área;
• Infecções do aparelho respiratório ? garganta, seios [paranasais] e pulmões;
• Boca seca (xerostomia) ? que pode ser causada por problemas nas glândulas salivares, medicamentos, respiração pela boca, radioterapia e quimioterapia;
• Doenças sistêmicas? diabetes, doenças renais/hepáticas, pulmonares e dos seios [maxilares/paranasais], distúrbios gastrintestinais;
Qual a relação entre doença bucal e doença sistêmica?
Pesquisas recentes sugerem que há uma relação entre doenças bucais e doenças sistêmicas (diabetes, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, infecções respiratórias, mal de Alzheimer) e outras enfermidades. Quando o tecido gengival se inflama dando origem à gengivite, mediadores inflamatórios chamados citocinas, presentes no tecido gengival, podem passar para a saliva e serem aspirados para dentro dos pulmões. As bactérias responsáveis pela periodontite também podem penetrar no sistema circulatório e deslocar-se até outras partes do corpo. As bactérias bucais podem causar infecções secundárias ou a inflamação de outros tecidos ou sistemas orgânicos do corpo (2).
Quem você deve consultar, se tiver mau hálito?
Se achar que a causa de seu mau hálito é a dieta alimentar, consulte um nutricionista. Ele poderá ajudá-lo a modificar sua dieta. Se o problema for má higiene bucal e você tiver gengivite, (inflamação da gengiva) ou periodontite (perda do osso que sustenta os dentes), consulte seu dentista e peça instruções sobre como melhorar a higiene bucal. Se o problema for infecção das amígdalas ou uma infecção respiratória, siga as recomendações de seu clínico geral ou de um especialista em ouvido, nariz e garganta (otorrinolaringologista) ou doenças do pulmão e trato respiratório (pneumologista). Nos Estados Unidos, a maioria das pessoas têm a sensação de boca seca devido a medicamentos, disfunção das glândulas salivares ou ao fato de estarem passando por tratamento de câncer com rádio ou quimioterapia. Por favor, consulte seu médico, cirurgião maxilofacial ou oncologista e siga as orientações que lhe derem sobre os produtos que podem aliviar os sintomas da boca seca. As pessoas que têm diabetes, problemas renais, hepáticos ou distúrbios gastrintestinais devem consultar um clínico geral, um urologista ou gastroenterologista para saber como reduzir o mau hálito. Entre em contato com seu dentista e peça informações sobre a especialidade médica indicada para resolver seu problema de mau hálito.
Fonte: Yahoo! Saúde & Beleza > Saúde Bucal > Higiene Oral Básica > O mau hálito e suas relações com as doenças buca...
©Copyright 2009 Colgate-Palmolive Company
Referências:
1. Ooh, That Smell: What to Do if It?s Coming From You ? Dentists Discuss Treatments for Bad Breath. Reviewed information at http://my.webmd.com/content/article/1728.85994
2. The oral cavity plays an important role in the overall health of the body. Reviewed information at www.oralsystemicconnection.com

terça-feira, 6 de abril de 2010

A Autodisciplina

Autodisciplina

O que poucos sabem é que esta é a chave para o sucesso
________________________________________

Autodisciplina é a habilidade de disciplinar a si mesmo, controlando o próprio comportamento para atingir determinadas metas. Ela requer responsabilidade, objetivos claros, regras e métodos. Podemos usá-la em todas as áreas de nossa vida, mas, certamente, a que mais exige esta capacidade é a profissional. Mesmo uma pessoa com diversos talentos necessita de uma boa dose de disciplina para poder lidar com seu potencial e administrá-lo. O resultado? O sucesso!
Daniel Carvalho Luz, professor do curso de pós-graduação em Administração de Recursos Humanos da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), observa que, quando encontramos uma pessoa que se mostra verdadeiramente bem-sucedida em quase tudo o que faz, em geral descobrimos que ela busca levar uma vida autodisciplinada.
"O papel da autodisciplina é gerenciar o nosso talento. Quando temos talento e não temos autodisciplina somos como um 'polvo de patins': há muito movimento, mas nunca se sabe se iremos para frente, para trás ou para os lados", define Daniel, autor do livro Insight. "Sem autodisciplina, nada conseguimos realizar; não haverá crescimento em nenhuma dimensão da vida, inclusive na dimensão profissional, que é a que mais demanda esta característica", acrescenta.

Veja AQUI técnicas para se disciplinar
Para a psicóloga Sandra Marques, consultora de carreira da DBM Brasil, a autodisciplina é cada vez mais necessária na sociedade contemporânea. "Com tantos caminhos alternativos que nos são oferecidos, se as pessoas não aprenderem a se autodisciplinar, vão ficar perdidas. O mundo 'global' de hoje exige que você seja mais específico nas suas escolhas para que, durante a jornada, possa ter um aprendizado contínuo e uma evolução permanente. Essas escolhas precisam ser disciplinadas para que você mantenha sua excelência", indica Sandra.
O professor Daniel Luz entende que esta capacidade de regular a própria conduta e de controlar conscientemente as circunstâncias em que se vive não é apenas um traço da personalidade, e pode, sim, ser desenvolvida aos poucos e da maneira correta. "A autodisciplina é a capacidade de controlar nossa vida. Logo, não é inata, mas uma habilidade aprendida", reitera.
Fonte:Mulherinvest / MSN Mulher

por Mônica Vitória | 18/03/2010

A Bíblia dá muito valor a autodisciplina chamando-a de Temperança em Galátas cap. 5 verso 23, na versão ARC ( Almeida Revista e Corrigida) e Domínio Próprio na ARA (Almeida Revista e Atualizada).Em ambas as citações, há indicação de que a Temperança é a qualidade ou virtude de quem é moderado ou de quem modera apetites e paixões.Ou ainda, a arte de dominar os seus desejos,seu ímpeto, instintos; e é como Salomão diz-nos:” Como cidade derribada,que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.”( Pv 25.28 ).E o domínio próprio foi um dos tópicos da mensagem de Paulo dirigida a Félix, registrado em Atos 24. 24-26.Pedro chama o domínio próprio como uma das virtudes cristãs, em sua segunda Epístola 1.6. Assim sendo a nossa colunista concorda com o texto sagrado no que diz respeito a AUTODISCIPLINA. E EU CONCORDO EM NÚMERO EM EM GRAU COM ELA, especialmente quando ela traça técnicas para o indivíduo se audisciplinar, pois quando a Bíblia chama Temperança, Domínio Próprio, ela os chama de fruto do espírito e logo está atribuindo circunstâncias de tempo e de espaço visto que o fruto passa pelo processo de madurecimento. Há portanto um aprendizado contínuo e uma evolução permanente. E finalmente, a nossa colunista cita o prof, Daniel Luz ,que por sua vez diz que a capacidade do indivíduo de controlar seus instintos não é apenas um traço da personalidade,pode inclusive ser desenvolvida aos poucos e de maneira correta. E conclui dizendo que a autodiscplina não é inata e sim aprendida.
Obrigado: Pr. Isaías O.Soares

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Otimismo fortalece o sistema imunológico

Otimismo fortalece o sistema imunológico

Estudo prova relação entre atitudes positivas e sistema de defesa do corpo
Por Minha Vida
Ter otimismo pode reforçar a capacidade do corpo para combater infecções, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Kentucky (EUA) e publicada na revista Psychological Science. Durante quatro anos, os estudiosos avaliaram 124 estudantes do primeiro ano de um curso de direito. Os estudantes, a maioria dos quais eram brancos (90%) e do sexo feminino (55%), responderam a perguntas sobre seus níveis de otimismo.

Os participantes também receberam uma injeção de um antígeno que faz o sistema imunológico reagir através da criação de uma inchação na pele. Quando surgia um "galo", significava que a reação o sistema imunológico do voluntário era mais forte. Concluiu-se que a resposta imunológica era mais poderosa em cada aluno, quando eles adotavam atitudes mais otimistas, e diminuiu à medida que se tornavam mais pessimistas.

Então o que acontece no corpo? Se há uma ligação entre a atitude, emoções e saúde, como ela que funciona? Os pesquisadores levantaram diferentes hipóteses.
Uma delas é que pessoas mais felizes ou mais "positivas" tendem a levar um estilo de vida mais saudável. E as pessoas esperançosas costumam reagir de maneiras mais saudáveis ao estresse, ajudando-as a se recuperar mais rapidamente. Além disso, os indivíduos mais positivos também estão mais propensos a aderir ao tratamento clínico e aconselhamento - pelo fato de terem maior auto-estima e se cuidarem mais - e, portanto, protegem mais sua saúde.

Em um estudo realizado com mulheres, publicado em agosto passado, os mesmos pesquisadores descobriram que o otimismo parece ter um efeito sobre o coração e a longevidade. Ou seja, o comportamento pode afetar a vida de acordo como você reage ao estresse. O pessimismo e a hostilidade podem levar ao aumento da pressão arterial, frequência cardíaca e desencadear outros fatores de risco.
Fonte: Yahoo notícias /saúde
> Do Minha Vida
Este artigo vem em muito contribuir para mostrar o que as escrituras já nos ensinavam há muito tempo sobre o otimismo. A saúde de todos nós depende muito da maneira como nos comportamos, como enfrentamos os vários problemas que nos cercam. Otimismo, segundo o dicionário, é ter uma titude positiva ante as situações e os problemas da vida.E o antônimo, é o contrário: pessimismo. Dai a importância de se viver alegre, independentemente da situação,agradecer por tudo,viver de bem com a vida, cantar, agradecer, são ações do otimismo.Veja o que o Apóstolo São Paulo escreveu em Filipenses 4.4-7: “ Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez vos digo,alegrai-vos.Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens.Perto está o Senhor.Não andeis ansiosos de coisa alguma;em tudo, porém,sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições,pela oração e pela súplica,com ações de graça.E a paz de Deus,que excede todo o entendimento,guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus”.
Você quer ter saúde? Viva alegre com o corpo que tem, com a família que tem ,agradeça por tudo,mesmo por aquelas coisas que não sairam do jeito que você queria que saissem.Amém.Pr. Isaías Oliveira Soares.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O1 de abril, dia da mentira,leia. Não é mentira não

Dia da mentira


Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Menina de 13 anos é estuprada por causa de pulseira

Menina de 13 anos é estuprada por causa de pulseira
Aparentemente inofensivas, pulseiras coloridas, chamadas pelos adolescentes de "pulseiras do sexo", "pulseiras da malhação" ou "pulseira da amizade", levaram uma menina de 13 anos a ser estuprada e abusada sexualmente por quatro pessoas em Londrina, no norte do Paraná. Um dos agressores tem 18 anos e os outros são menores. Em razão da gravidade do caso, o juiz da Vara da Infância e Juventude de Londrina, Ademir Ribeiro Richter, proibiu hoje a venda das pulseiras na cidade. A Câmara Municipal também discute a proibição.
As pulseiras finas de silicone começaram a ter conotação sexual na Inglaterra, com cada cor representando uma atitude, que vai desde um abraço até a prática de sexo. O comando para que o parceiro realize a ação é feito quando um arrebenta a pulseira do outro. De acordo com o delegado da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, William Douglas Soares, o comando foi dado por volta do meio-dia do dia 15, no terminal central de transporte coletivo de Londrina.
A vítima e três dos autores tinham se conhecido no dia 14 no mesmo lugar, quando ela saíra da escola e esperava o ônibus para retornar para casa. No dia seguinte, um dos homens chegou até a adolescente e arrebentou a pulseira preta, que convencionalmente representaria o sexo. "Ficou muito claro que a motivação foi o uso da pulseira, porque eles não tinham laço de amizade", afirmou o delegado. "Ela disse que, depois que arrebentou, eles pressionaram que ela teria que fazer e ela se sentiu constrangida e os acompanhou até a casa de um deles."
A família da menina procurou a Delegacia do Adolescente somente no dia 23 relatando o fato. A adolescente foi entregue ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) para que tenha acompanhamento psicológico. Para o rapaz de 18 anos, a legislação prevê, em caso de condenação, pena de 8 a 15 anos, enquanto os menores poderão ser encaminhados para medidas socioeducativas ou para internação.
Yahoo Brasil Notícias Qua, 31 Mar, 06h05